top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA faz seleção para produzir conteúdos sobre ODS relacionados à água para formação de professores



Está aberta a seleção de um profissional das áreas de Ciências Sociais ou Ciências Humanas para produzir cinco produtos no contexto do Edital nº 2/2021 do Projeto ANA/UNESCO nº 586RLA2001 dentro de seis meses. Os interessados em participar do processo seletivo deverão enviar currículo até o próximo domingo, 28 de fevereiro, para o e-mail izabela.santana@ana.gov.br com o número do edital e o nome do perfil indicado no campo de assunto da mensagem. O consultor produzirá conteúdos na modalidade de ensino a distância (EaD) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à água para formação de professores.


O selecionado deverá elaborar um plano de trabalho contendo a metodologia de revisão e estrutura dos submódulos relacionados à água com metodologia de avaliação para curso na modalidade EaD sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados aos recursos hídricos. Além disso, o profissional deverá produzir outros quatro documentos técnicos contendo a revisão dos submódulos vinculados à água no contexto dos 17 ODS da Agenda 2030.


Para essa vaga, o candidato precisa obrigatoriamente ter graduação em Ciências Sociais ou Humanas, assim como experiência profissional mínima de cinco anos na área de educação e participação comprovada na elaboração de materiais pedagógicos para cursos presenciais ou EAD. Serão critérios classificatórios: experiência mínima de três anos em educação para o desenvolvimento sustentável ou educação ambiental, trabalho anterior com os ODS ou relacionado à temática das águas.


Os participantes que não apresentarem os requisitos obrigatórios de qualificação não serão considerados para o processo de avaliação. No momento da entrevista, a comprovação da qualificação declarada deverá ser solicitada.


O selecionado poderá residir em qualquer localidade do Brasil, sem necessidade de permanecer no local de trabalho do contratante, durante a vigência do contrato. Por outro lado, o profissional deverá estar disponível para a realização de teleconferências, solicitadas a critério da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


Em atendimento ao Decreto nº 5.151/2004, esta contratação acontecerá mediante processo seletivo simplificado. Com isso, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, é vedada a contratação de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas.


A exceção é para professores universitários que, na forma da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estejam submetidos a regime de trabalho que permita o exercício de outra atividade, desde que haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem sobre a inexistência de incompatibilidade de horários e de atividades do profissional.

 

Agenda 2030


A Agenda 2030 é um plano de ação que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos do planeta. Os objetivos e metas são propostos para que todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) os adotem até de 2030 de acordo com suas próprias prioridades e atuem no sentido de uma parceria global para melhorar a vida das pessoas agora e no futuro.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5495/5103/5129

11 visualizações
bottom of page