top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA firma parceria com Espanha em gestão de água em Nova Iorque

Agência firma parceria com Espanha em gestão de água e participa de discussão internacional sobre saneamento em Nova Iorque


Missão da ANA em reunião para assinatura de memorando de entendimento com a Direção Geral da Água da Espanha - Foto: Whalles Zarur / Banco de Imagens ANA

Nesta terça-feira, 21 de março, em Nova Iorque, Estados Unidos, no contexto da semana da Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Direção Geral da Água (DGA), que integra o Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico da Espanha. Firmada por quatro membros da Diretoria Colegiada da ANA – Veronica Rios, Ana Carolina Argolo, Filipe Sampaio e Mauricio Abijaodi – e pelo diretor geral da Água, Teodoro Estrela, a parceria tem como foco a gestão de recursos hídricos, a eficiência no uso da água, a regulação do saneamento básico e as normas de referência desse setor.


A diretora-presidente falou sobre as tratativas de longa data entre ANA e DGA, que resultaram no MoU assinado nesta terça. “Estamos assinando o memorando de entendimento para ampliar a cooperação entre Brasil e Espanha na gestão de recursos hídricos”, afirmou Rios. Já para o diretor geral da entidade espanhola, o documento é o primeiro passo de um trabalho conjunto entre ANA e DGA. “A Agência Nacional de Águas e [nós da] a Direção Geral da Água assinamos um memorando de entendimento que vai marcar a colaboração e os trabalhos que, juntos, podemos desenvolver nos próximos anos”, concluiu Estrela.


Outra atividade da missão da ANA, em Nova Iorque, que antecedeu a Conferência das Nações Unidas sobre Água, entre 22 e 24 de março, foi a reunião bilateral sobre os dez anos de parceria entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento aconteceu nesta terça-feira e contou com as participações da diretora-presidente, Veronica Rios; da diretora Ana Carolina Argolo; e dos diretores Filipe Sampaio e Mauricio Abijaodi.


No Instituto Francês Aliança Francesa, também em Nova Iorque, o diretor Mauricio Abijaodi participou do painel Parcerias Intersetoriais para Acelerar o Progresso Rumo ao Saneamento Inclusivo. O dirigente abordou o papel da ANA na gestão de águas residuais, a partir do novo marco legal do saneamento, nesse encontro promovido pela Associação Internacional da Água (IWA na sigla em inglês) e que contou com as participações de ministérios da África do Sul, Belize, Costa Rica, França, Gana, Haiti, Tailândia, Uganda e Uruguai.


As seguintes instituições também estiveram representadas no debate: Parceria Mulheres pela Água (Países Baixos), Grid-Arenal (Noruega), Autoridade de Saneamento da Grande Paris (França), Parceria Francesa pela Água (França) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat).


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

62 visualizações
bottom of page