top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA intensifica a agenda de saneamento com visitas técnicas às Estações de Tratamento pelo Brasil

ANA intensifica a agenda de saneamento com visitas técnicas às Estações de Tratamento de Esgotos pelo Brasil



Começou nesta quinta-feira (20) uma agenda de saneamento com dois diretores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe Sampaio e Maurício Abijaodi, que envolveu visitas técnicas à Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) no Rio de Janeiro (RJ), entre outras atividades. Com conclusão nesta sexta (21), a iniciativa faz parte de uma série de viagens programadas e mapeadas em todo o país pela Superintendência de Regulação de Saneamento Básico (SSB) da ANA, no intuito de compreender os desafios atuais enfrentados, conhecer novas práticas do setor e construir recursos para editar normas de referência que reflitam a realidade.


Os diretores começaram a agenda de compromissos reunindo-se com representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Na sequência, conheceram a concessionário Rio+Saneamento, que desde agosto de 2022 atua na captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto de algumas cidades do Rio, incluindo o interior. Segundo o diretor Maurício Abijaodi, “é importante conhecermos a realidade local dos serviços de tratamento de esgotos e abastecimento de água no Brasil para que possamos contribuir na transformação e melhoria de vida da população brasileira”.


Com programação até sexta-feira(21), as atividades incluíram também visitas técnica às Estações de Tratamento de Esgotos(ETEs) do Rio, entre elas a ETE Bangu e a ETE Alegria. Além disso, os diretores da ANA puderam conhecer também o programa de atendimento itinerante à população, o Vem Com a Gente, localizado no bairro de São Cristóvão e coordenado pela concessionária Águas do Rio. “Conhecer o trabalho das concessionárias, entender os desafios e o que está sendo feito, nos ajudará a implementar normas de referência que impactem a realidade brasileira, de forma efetiva”, compartilhou o diretor Filipe Sampaio.



Além das atividades elencadas, os diretores seguiram com a agenda de visitas técnicas pela cidade carioca, com destaque para uma parada no Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, onde puderam conhecer um pouco sobre as soluções inteligentes e implantação de processos mais ágeis na gestão de risco e pronta resposta para os problemas que afetam a infraestrutura logística da cidade.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

12 visualizações
bottom of page