Sumário da água

Blog da REBOB

ANA lança publicação que explica o Relatório de Segurança de Barragens com linguagem simples


Para tornar mais acessível a temática da segurança de barragens, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lança a publicação Entenda o Relatório de Segurança de Barragens – Versão Síntese. O material utiliza linguagem simples e é dividido em três capítulos. O primeiro deles se propõe a responder a seguinte pergunta: como a segurança de barragens influencia a vida das pessoas? Nessa seção a ANA explica conceitos básicos sobre o tema.


O segundo capítulo busca responder à pergunta: como nosso país se organizou para cuidar da segurança de barragens? Nesse sentido a publicação esclarece didaticamente quem fiscaliza a segurança de barragens no Brasil, como tal fiscalização é realizada, quais critérios são observados, entre outros temas.


Conversando com os especialistas de segurança de barragens é a proposta do terceiro capítulo da publicação. Nele são explicados aspectos mais específicos sobre o funcionamento das barragens e suas estruturas, além dos diferentes tipos de barramentos.


O RSB


O Relatório de Segurança de Barragens (RSB) é elaborado anualmente sob a coordenação da ANA com base em informações enviadas pelas 33 entidades fiscalizadoras de segurança de barragens de todo o País. Os objetivos do Relatório são apresentar à sociedade um panorama da evolução da segurança das barragens brasileiras e da implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Além disso, o documento aponta algumas diretrizes para a atuação de fiscalizadores e empreendedores desse tipo de estrutura, oferecendo insumos para a promoção de ações preventivas e corretivas junto aos envolvidos na temática de segurança de barragens. Acesse aqui a última edição do RSB.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

5 visualizações