top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA lança trilha de aprendizagem sobre o uso da água pela agricultura irrigada

ANA lança trilha de aprendizagem sobre o uso da água pela agricultura irrigada com dados do Atlas Irrigação



Contendo cursos, publicações e vídeos sobre a temática da irrigação; a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) disponibilizou neste mês uma nova trilha de aprendizagem no Portal da Capacitação. Por meio do serviço, que pode ser acessado nas versões em PDF e de publicação eletrônica, os(as) interessados(as) no tema da irrigação poderão acessar um acervo acerca do assunto com a flexibilidade para escolher os conteúdos que mais interessam na busca pelo conhecimento sobre irrigação.


Na elaboração da Trilha de Aprendizagem – Irrigação, a ANA estruturou os conteúdos de forma didática e dinâmica. Além disso, incluiu dados e informações presentes no Atlas Irrigação – Uso da Água na Agricultura Irrigada, lançado em fevereiro de 2021. Essa iniciativa da Agência é permanente na busca pela ampliação do conhecimento sobre a agricultura irrigada brasileira em sua interface com os recursos hídricos para subsidiar políticas públicas sobre o tema.


Recentemente a ANA disponibilizou novos conteúdos do Atlas Irrigação, como a nota técnica que detalha o impacto das mudanças climáticas sobre as demandas hídricas da irrigação até 2040. Anomalias de evapotranspiração e de chuvas nos cenários estudados apontam para uma tendência de impactos negativos para o setor produtivo, como um aumento anual e, principalmente, sazonal da necessidade de irrigação. Com isso, é previsto um menor aproveitamento de água do ambiente e um aumento da complementação hídrica por meio da irrigação. Segundo o documento o agravamento das condições de produção em regime de sequeiro (não irrigada) pode levar à maior conversão dessas áreas agrícolas em irrigadas.


Outros conteúdos do Atlas disponibilizados englobam microdados e interatividade, como: a atualização do painel e do mapa interativo com a evolução das áreas irrigadas por pivôs centrais (com dados de 1985 a 2019) e estimativas municipais sobre o consumo e o déficit de água na agricultura de sequeiro (com dados de 2013 a 2017). Também há dados sobre a área adicional irrigável (potencial total e efetivo por microbacia) no Brasil, a delimitação detalhada dos polos nacionais de agricultura irrigada e o mapa de capacidade de água disponível (CAD) do solo do País.


O Atlas Irrigação


Com o Atlas Irrigação a ANA busca demonstrar a importância da atividade tanto para a sociedade quanto para a economia do Brasil. Além disso, a publicação tem o intuito de fornecer uma base técnica robusta para o acompanhamento e o planejamento da expansão do setor – sobretudo quanto à segurança hídrica para os usos múltiplos –, contribuindo para a Política Nacional de Irrigação e para a Política Agrícola. Essa base de dados também está incorporada ao Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040, instrumento norteador da Política Nacional de Recursos Hídricos.


Para atualizar e expandir o conteúdo do Atlas Irrigação, a ANA contou nessa segunda edição com uma rede ampla de parcerias, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Agrosatélite Geotecnologia Aplicada, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).



Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

53 visualizações
bottom of page