top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA promove evento Entre Elas para enaltecer a relevância da mulher no trabalho e na sociedade


Público da ANA lota auditório para roda de conversa Entre Elas

Por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou a roda de conversa Entre Elas. O evento reuniu, no Auditório Flávio Terra Barth, em Brasília, 174 mulheres e homens que trabalham na instituição, que lotaram o local na tarde desta terça-feira, 7 de março, para discutir os desafios enfrentados pelo público feminino em suas diferentes fases da vida pessoal e profissional. Além disso, foram abordados outros temas, como: pobreza menstrual, maternidade, preconceito na carreira profissional, assédio no meio corporativo e o estereótipo da mulher jovem em postos de liderança.


Participaram da roda de conversa a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, e a diretora Ana Carolina Argolo juntamente com as colaboradoras e servidoras Danielle Gonzaga, Márcia da Silva, Taciana Leme, Mariane Ravanello e Viviane Brandão.


Durante o evento a diretora-presidente da ANA estimulou as mulheres que trabalham na Agência a acreditarem no próprio potencial. "Não tenha medo de ocupar cargos de liderança, você está preparada. Vá em frente e não duvide de você. Não podemos achar que não somos suficientes. Se você não souber, aprenda, pergunte [...], não fique com receio de aceitar uma proposta melhor para sua carreira profissional. Nos mestrados, doutorados, na maioria das vezes as mulheres estão à frente, mas quase não estão nas ocupações de liderança”, destacou Veronica Rios.


A diretora Ana Carolina Argolo destacou o etarismo, preconceito contra pessoas com base na idade, no caso de jovens mulheres em posições de liderança como algo que não tem mais espaço para acontecer. A dirigente também falou sobre o estereótipo de que a mulher deve seguir um padrão duro, sério e frio quando ocupa um cargo de alto escalão, sendo que cada mulher, segundo Argolo, possui uma maneira própria de administrar, auxiliar e executar suas atividades.



Diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, discursa na abertura da roda de conversa Entre Elas

Danielle Gonzaga, técnica administrativa da ANA desde 2014, citou pessoas que foram essenciais em sua caminhada profissional, sobretudo mulheres. “Somos ensinadas a pensar que não somos qualificadas [...], mas tirem as barreiras de dentro de vocês e mostrem ao mundo do que vocês são capazes", concluiu a servidora.


“Desde 2000, quando a ANA foi instalada, o cargo de superintendente de Fiscalização foi ocupado por uma mulher, uma grande conquista. Nós ficamos com um frio na barriga, perguntamos se somos capazes, [...] recebi um apoio de pessoas que eu nem esperava, como vários colegas de trabalho. Fiquei muito fortalecida para encarar esse desafio", disse a superintendente Viviane Brandão.


Clique no link para assistir à gravação do evento na íntegra: https://link.ana.gov.br/byai5b


O Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, em 8 de março. A data foi criada para estimular a reflexão sobre a equidade de gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres, como a violência de gênero e o assédio sexual.

Estagiária Gabi Siqueira com supervisão de Raylton Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)



15 visualizações
bottom of page