top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA prorroga prazo para envio de contribuições para Atlas Águas até 16 de abril


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está na fase de finalização do Atlas Águas: Segurança Hídrica para Abastecimento Urbano do Brasil. Por isso, a instituição prorrogou até 16 de abril como prazo para que os prestadores de serviços de abastecimento de água e órgãos relacionados aos serviços de saneamento e gestão de recursos hídricos dos estados e do DF possam se manifestar sobre os resultados consolidados do estudo até o momento. Para isso, ambos os públicos podem solicitar os dados referentes às suas regiões de atuação por meio de formulário eletrônico.


Ainda em 2021, a ANA lançará o novo Atlas Águas, que será um instrumento norteador das políticas públicas de saneamento básico e de recursos hídricos no Brasil, contribuindo para os avanços necessários do setor. A atualização do estudo começou em 2018 e contou com o apoio e contribuições do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e dos prestadores dos serviços de abastecimento de todo Brasil. Com base nos novos dados técnicos, a Agência refinou as informações tanto sobre o diagnóstico quanto sobre as propostas de soluções para melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento das cidades.


Produzido pela Agência, o levantamento apresentará um diagnóstico do abastecimento Brasil afora. A publicação também informará sobre o planejamento do setor para subsidiar os tomadores de decisão no aumento da segurança hídrica dos sistemas de abastecimento de água urbanos com medidas estruturais (obras e projetos) e com medidas de gestão (outorga, segurança de barragens, monitoramento, controle de perdas, dentre outras).


O Atlas Águas: Segurança Hídrica para Abastecimento Urbano no Brasil é a versão revisada e ampliada do Atlas Brasil: Abastecimento Urbano de Água, lançado pela ANA em 2010. A publicação pode ser acessada, ainda, pelo aplicativo Águas e Esgotos, disponível gratuitamente na Play Store e na App Store respectivamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS. Com os dados do Atlas Brasil é possível saber a situação do abastecimento em cada município brasileiro.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

1 visualização
bottom of page