top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA recebe contribuições da sociedade p/ novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional

ANA recebe contribuições da sociedade para novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional até 19 de novembro


Sede da ANA - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA


Cidadãos, empresas, entidades, associações, academia e órgãos das diversas esferas de governo podem enviar contribuições, até 19 de novembro, para a elaboração do novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), referente ao período de 2023 a 2026. A coleta de subsídios junto aos atores externos será realizada por meio de um questionário, respondido de forma anônima, disponível em https://tinyurl.com/planejamentoANA.

No formulário eletrônico os(as) participantes poderão avaliar a atuação da ANA nos seguintes temas: usos múltiplos dos recursos hídricos, qualidade da água, fiscalização, regulação de serviços, monitoramento, acesso a informação, transparência, segurança de barragens e saneamento. Também poderão ser sugeridas mudanças em relação a esses temas e indicar propostas de solução. O resultado da coleta de contribuições será divulgado no site da ANA ao final do processo.

O novo ciclo de planejamento da ANA tem como principal diretriz o fortalecimento institucional com vistas a lidar de maneira articulada e efetiva com os desafios relacionados à frequência de eventos hidrológicos extremos no País, à segurança de barragens, à segurança hídrica, à implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), e às atribuições decorrentes do novo Marco Legal do Saneamento Básico.

O Planejamento Estratégico Institucional é um documento que norteia as ações da ANA durante um determinado período. Além disso, o PEI contém a missão, a visão de futuro e os valores da instituição. Esse instrumento de planejamento e de gestão direciona, ainda, as iniciativas estratégicas da Agência, sendo que o PEI 2023-2026 será o primeiro após o novo marco legal do saneamento básico, aprovado em 2020, que conferiu à ANA a atribuição de elaborar normas de referência contendo diretrizes para o setor de saneamento.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

39 visualizações
bottom of page