ANA recebe missão da Direção Geral de Águas do Chile para começar implementação do memorando de entendimento entre as instituições
- amandachicattomkt
- há 24 horas
- 2 min de leitura

Entre 22 e 24 de abril, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebe em sua sede, em Brasília, missão da Direção Geral de Águas do Chile (DGA) para iniciar a implementação do memorando de entendimento entre as duas instituições. A DGA é vinculada ao Ministério de Obras Públicas (MOP) e desempenha um papel semelhante ao da Agência no contexto chileno.
Na terça-feira, 22, ocorreu uma sessão de boas-vindas com a participação da Diretoria Colegiada da ANA, da Embaixada do Chile e da DGA. Em seguida houve um informe da Agência e da Direção Geral de Águas do Chile tanto sobre o memorando quanto sobre seu plano de trabalho. A ANA e a DGA fizeram apresentações sobre seus aspectos institucionais, estrutura e atribuições. No fim do primeiro dia aconteceu uma apresentação técnica pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/ANA) e pela Direção Geral acerca da temática da transformação digital das instituições.
Na manhã de 23 de abril, a STI/ANA fez apresentação sobre gestão da segurança da informação, ataques cibernéticos, desenvolvimento de soluções de TI, digitalização de serviços, governança e inteligência de dados, entre outros temas. À tarde a Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica (SGH/ANA) aborda programas de apoio ao planejamento da operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Já a Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos (SHE/ANA) compartilha informações a respeito dos projetos e iniciativas relacionados à gestão da informação, assim como sobre a situação dos recursos hídricos no Brasil e o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Para a manhã desta quinta-feira, 24 de abril, a Superintendência de Planos, Programas e Projetos (SPP/ANA) abordará o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES), o Pacto pela Governança da Água e a gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas. Por sua vez, a Superintendência de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Saneamento (SAS/ANA) falará sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (AVA-ANA) e o Plano de Capacitação para a América Latina e o Caribe. Já a Superintendência de Operações e Eventos Críticos (SOE/ANA) tratará das condições de operação de reservatórios, Monitor de Secas e panorama dos eventos hidrológicos críticos no Brasil. Além disso, a missão chilena fará visita técnica à Sala de Situação da Agência.

A DGA
A Direção Geral de Águas é o órgão estatal responsável por garantir o equilíbrio e a harmonia no uso das águas terrestres do Chile, promovendo e fortalecendo sua governança. Também cabe à instituição assegurar a preservação dos recursos hídricos e sua disponibilidade em qualidade e quantidade para um desenvolvimento sustentável, resiliente, inclusivo, participativo e com perspectiva de gênero; cuidando das pessoas e melhorando sua qualidade de vida.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comentarios