top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA recebe missão da Direção Geral de Águas do Chile para começar implementação do memorando de entendimento entre as instituições


Entre 22 e 24 de abril, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebe em sua sede, em Brasília, missão da Direção Geral de Águas do Chile (DGA) para iniciar a implementação do memorando de entendimento entre as duas instituições. A DGA é vinculada ao Ministério de Obras Públicas (MOP) e desempenha um papel semelhante ao da Agência no contexto chileno.


Na terça-feira, 22, ocorreu uma sessão de boas-vindas com a participação da Diretoria Colegiada da ANA, da Embaixada do Chile e da DGA. Em seguida houve um informe da Agência e da Direção Geral de Águas do Chile tanto sobre o memorando quanto sobre seu plano de trabalho. A ANA e a DGA fizeram apresentações sobre seus aspectos institucionais, estrutura e atribuições. No fim do primeiro dia aconteceu uma apresentação técnica pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/ANA) e pela Direção Geral acerca da temática da transformação digital das instituições. 


Na manhã de 23 de abril, a STI/ANA fez apresentação sobre gestão da segurança da informação, ataques cibernéticos, desenvolvimento de soluções de TI, digitalização de serviços, governança e inteligência de dados, entre outros temas. À tarde a Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica (SGH/ANA) aborda programas de apoio ao planejamento da operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Já a Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos (SHE/ANA) compartilha informações a respeito dos projetos e iniciativas relacionados à gestão da informação, assim como sobre a situação dos recursos hídricos no Brasil e o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).



Para a manhã desta quinta-feira, 24 de abril, a Superintendência de Planos, Programas e Projetos (SPP/ANA) abordará o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES), o Pacto pela Governança da Água e a gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas. Por sua vez, a Superintendência de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Saneamento (SAS/ANA) falará sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (AVA-ANA) e o Plano de Capacitação para a América Latina e o Caribe. Já a Superintendência de Operações e Eventos Críticos (SOE/ANA) tratará das condições de operação de reservatórios, Monitor de Secas e panorama dos eventos hidrológicos críticos no Brasil. Além disso, a missão chilena fará visita técnica à Sala de Situação da Agência.



A DGA


A Direção Geral de Águas é o órgão estatal responsável por garantir o equilíbrio e a harmonia no uso das águas terrestres do Chile, promovendo e fortalecendo sua governança. Também cabe à instituição assegurar a preservação dos recursos hídricos e sua disponibilidade em qualidade e quantidade para um desenvolvimento sustentável, resiliente, inclusivo, participativo e com perspectiva de gênero; cuidando das pessoas e melhorando sua qualidade de vida.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Comentarios


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page