top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA recebe Missão do Paraguai para discutir infraestrutura hídrica para agricultura irrigada


Diretoria da ANA recebe delegação do Paraguai

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebeu nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Moisés Bertoni, além de outros representantes da pasta, do Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária e instituições do setor privado do país vizinho. A missão técnica, que vai até o dia 24, é realizada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o objetivo e apresentar os investimentos do Brasil em infraestrutura hídrica para viabilizar a agricultura irrigada. Também serão apresentados os arranjos institucionais para a gestão desses empreendimentos, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos.


A delegação do Paraguai foi recepcionada, na sede da ANA, pela diretora Ana Carolina Argolo e pelos diretores Mauricio Abijaodi e Filipe Sampaio, além de especialistas da Agência. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e assistir apresentações dos servidores da ANA sobre os comitês de bacias hidrográficas no Brasil, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e a regulação de usos de recursos hídricos com foco na infraestrutura hídrica para irrigação. Também foram abordados temas, como os estudos sobre irrigação produzidos pela Agência, segurança de barragens e o Projeto Bilateral Brasil Paraguai.


A programação da missão do Paraguai no Brasil inclui visitas aos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os paraguaios também conhecerão o Distrito de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina (PE), um dos maiores polos de fruticultura irrigada do Brasil. Na visita a Pernambuco a delegação conhecerá trechos da transposição do rio São Francisco, o modelo de gestão e operação da infraestrutura de irrigação, bem como a organização dos produtores locais para produção e acesso aos mercados.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)


7 visualizações
bottom of page