top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA recebe técnicos da República Dominicana para troca de experiências sobre recursos hídricos


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), recebe missão da República Dominicana, entre 29 de agosto e 2 de setembro, para a troca de experiências sobre conservação de água e solo.

Participam da missão representantes do Ministério de Energia e Minas e do Gabinete do Setor de Água da República Dominicana. O grupo foi recebido pelo diretor da ANA Mauricio Abijaodi e por servidores(as) da Agência na tarde desta segunda-feira (29), em Brasília, na sede da instituição.


Fazem parte da programação apresentações da ANA sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), bem como sobre aspectos da legislação ambiental brasileira. Ainda, será apresentado o Programa Produtor de Água, além dos aspectos técnicos relacionados a erosão, infiltração de água no solo, o papel da Agência na recuperação de bacias hidrográficas, fontes de financiamento, metodologia de pagamento por serviços ambientais (PSA), parceiros do Programa e os projetos apoiados pela ANA no Brasil.


A experiência da República Dominicana no pagamento por serviços ambientais e a metodologia aplicada em bacias hidrográficas piloto no país caribenho também será compartilhada com a equipe da ANA.


Os dominicanos terão a oportunidade de conhecer pessoalmente a experiência brasileira com o Projeto Produtor de Água no Pipiripau (DF), na quarta-feira (31). O grupo terá a oportunidade de conversar com os parceiros da iniciativa e visitar propriedades rurais integrantes do Projeto. A delegação ainda realizará uma visita ao Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas da Universidade de Brasília (UnB), na quinta-feira (1º).

Programa Produtor de Água


Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.


A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, que atendem habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), entre outras regiões. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.


26 visualizações
bottom of page