top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA se reúne com órgãos estaduais de recursos hídricos e meio ambiente durante o ENCOB


Reunião da ANA com representantes de oito estados - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
Reunião da ANA com representantes de oito estados - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Para ampliar a integração com órgãos estaduais de recursos hídricos e meio ambiente, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou uma reunião com representantes dessas instituições durante o 24º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2022), em Foz do Iguaçu (PR), na manhã desta terça-feira, 23 de agosto. A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios; a diretora Ana Carolina Argolo; e o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Humberto Gonçalves, dialogaram com representantes de oito estados para estreitar o relacionamento institucional.


Participaram do encontro secretários(as) estaduais de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins: o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César Paiva; o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira; a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian dos Santos; a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília de Melo; e a secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Tocantins, Miyuki Hyashida.


O diretor geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo Fonseca, e o analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) Luiz Noquelli também participaram da reunião com a ANA. Como representantes de Goiás estiveram presentes no encontro: o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD/GO), Marco Neves, e o representante da Subsecretaria de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da SEMAD/GO, José Bento da Rocha.


Pelo Rio de Janeiro e pelo Rio Grande do Norte estiveram presentes respectivamente a superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Gisele Boa Sorte, e o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (IGARN/RN), Auricélio Costa.


FNOGA


Na tarde desta terça-feira, 23, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico participou do encontro com o Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA). Durante o encontro, a ANA apresentou a proposta do terceiro ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), que prevê ações de fortalecimento dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e dos comitês de bacias hidrográficas.


O ENCOB


O ENCOB 2022 é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). Com o tema Gestão da Água: Responsabilidade de Todos, o ENCOB conta com patrocínio da ANA, que tem estande na área de Exposições do Encontro no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel & Convention até 26 de agosto.


Para destacar que a gestão das águas é responsabilidade de todos, a programação do 24º Encontro Nacional abordará diferentes temas, como: mudanças climáticas, eventos críticos e resiliência, uso racional da água, reúso e inovação, planejamento, regulação, boas práticas, gestão participativa e engajamento.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

37 visualizações
bottom of page