top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA, SGB e instituto francês firmam carta de intenções para fortalecer monitoramento hidrológico no Brasil durante agenda na COP30

  • 14 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD na sigla em francês) firmaram, nesta segunda-feira, 10 de novembro, uma carta de intenções que marca um novo marco na cooperação científica e tecnológica voltada à modernização do monitoramento hidrológico nacional. A cerimônia foi realizada pela manhã, no píer da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante o evento Hidrologia Espacial: Ciência e Cooperação para a Gestão da Água no Brasil; que integrou a programação da ANA na COP30 em Belém (PA). 



O documento reforça o compromisso das três instituições com a ampliação e o aprimoramento das redes hidrometeorológicas, sedimentométricas e de qualidade da água no País, com ênfase nas regiões mais remotas, como a Amazônia. A iniciativa também prevê a criação de uma base técnica e institucional para a celebração de um futuro acordo de cooperação técnica, com ações conjuntas voltadas à segurança hídrica, ao planejamento ambiental e à gestão de bacias transfronteiriças.

 

A carta foi assinada pela diretora da ANA Larissa Rêgo; pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Silva de Castilho; e pelo diretor executivo adjunto do IRD, Gilles Pécassou. O ato contou ainda com a presença do superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Marcelo Jorge Medeiros, e da superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência, Ana Paula Fioreze.  


Durante a cerimônia, a diretora Larissa Rêgo destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da infraestrutura de monitoramento no País. “Isso reforça o compromisso que temos, cada vez mais, com os dados, para que a gente consiga produzir mais alimentos, garantir segurança alimentar, produzir energia elétrica e o bem-estar da sociedade”, afirmou. 


Ela ressaltou ainda o caráter estratégico da cooperação internacional. “Ter essa parceria com o IRD e o Serviço Geológico do Brasil é uma satisfação muito grande para a ANA”, completou. 


Com a soma das experiências da ANA e do SGB e a expertise internacional do IRD, a parceria pretende otimizar custos, ampliar a cobertura do monitoramento e fortalecer a resposta nacional a eventos hidrológicos extremos. 


Sobre a COP30  


 A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. 


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page