Na tarde desta quarta-feira (20) foi lançado o Atlas Climatológico do Estado de Pernambuco no auditório da Agência Pernambucana de Águas e Clima.
A presidente da Apac, Suzana Montenegro explicou o que é o documento e qual a importância para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos em Pernambuco, destacando o papel da Apac desde a sua criação, que vem consolidando seu papel no estado de Pernambuco e no cenário nacional e internacional, com o aprimoramento de suas ferramentas, a capacitação de seu corpo de servidores e o estabelecimento de parcerias diversas com instituições públicas e privadas para o cumprimento de sua missão.
“Isso nos leva a apresentar o Atlas Climatológico do estado de Pernambuco, uma publicação inédita com atualização das normas climáticas no período de 1991 a 2020, composta principalmente por cartas climatológicas que representam as distribuições mensais e anuais dos principais elementos climáticos do estado. Espera-se que esse produto seja útil tanto para o meio técnico quanto para o acadêmico, servindo como uma importante referência acerca do conhecimento climatológico tão necessário ao entendimento dos recursos hídricos no estado.” Destacou Suzana.
A meteorologista Aparecida Fernandes apresentou detalhadamente como foi concedido o projeto, conceitos, metodologia utilizada, mapas, dados de normal climatológica, precipitação, temperatura, evapotranspiração potencial, extremos climáticos e os indicadores de mudanças climáticas.
O Atlas Climatológico do estado de Pernambuco é uma publicação inédita com atualização das normais climáticas no período de 1991 a 2020, e composto, principalmente, por cartas climatológicas que representem as distribuições mensais e anual dos principais elementos climáticos do estado.
O estado de Pernambuco está localizado na região Nordeste do Brasil e possui uma área territorial de 98.067,8 km² (IBGE, 2021), possuindo 185 municípios e cinco mesorregiões: São Francisco Pernambucano, Sertão Pernambucano, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife
O Atlas Climatológico foi elaborado com base nas variáveis climáticas de 24 estações meteorológicas e de 213 estações pluviométricas instaladas no Estado de Pernambuco, provenientes da rede de estações meteorológicas da Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC, do Instituto Agronômico do Pernambuco – IPA e do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.
Para acessar o Atlas Climatológico de Pernambuco, basta acessar:
Fonte: APAC
Comments