APAC marca presença no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
- amandachicattomkt
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - SBRH - foi realizado no período de 23 a 28 de novembro, no município de Serra, região metropolitana do Estado do Espírito Santo. A programação do evento contou com palestras da presidente da Apac, Suzana Montenegro, e com a apresentação de três trabalhos técnico-científicos, de autoria conjunta de gestores, servidores da Apac, estudantes e professores da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. O simpósio foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRHidro - e teve como tema central A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios.
No dia 26 de novembro, a presidente da Apac apresentou o tema Diversidade Regional na Gestão da Água no Brasil: Destaques e Proposições, abordando os desafios do acesso à água do Nordeste, o impacto da mudança climática nos recursos hídricos. Suzana Montenegro também apresentou a Rede de Hidrologia do Semiárido - REHISA - e as estruturas de governança das águas atuantes na região Nordeste do Brasil.
No dia 27 de novembro, Suzana Montenegro, participou como palestrante da mesa redonda de Monitoramento e Alerta de Desastres Ambientais e Urbanos em Tempo Real: Integração, Ciência, Governança e Sociedade. Ela falou sobre segurança hídrica, mudanças climáticas, gestão dos recursos hídricos, gestão de riscos e desastres, atuação da Apac e educação climática.
Durante a palestra, a presidente da Apac destacou a importância de realizar o monitoramento de secas com índices e indicadores. “O surgimento lento desse fenômeno natural permite observar as mudanças na precipitação, na temperatura e na situação geral das reservas de água superficial e subterrânea de uma região”, considerou a Suzana, acrescentando que os efeitos das secas são significativos e abrangentes, prejudicando muitos setores da economia e populações. Ela também esteve presente na reunião da Comissão Técnica de Ensino e foi debatedora na mesa redonda sobre A Importância da Infraestrutura Hídrica e sua Conexão com a Gestão das Águas e a Adaptação à Mudança do Clima.
O evento reuniu profissionais, pesquisadores, gestores públicos e privados, representantes dos setores usuários e estudantes. A proposta do simpósio foi debater os desafios e apresentar soluções voltadas à preservação e ao uso sustentável dos recursos hídricos brasileiros. A programação incluiu conferências, debates, reuniões, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, cerimônias de premiações, lançamento de livros, atividades sociais e visitas técnicas.
Conheça os trabalhos apresentados e seus autores:
Trabalho: Avanços nas Outorgas do Uso dos Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco.
Autores: Crystianne Rosal, Clênio Torres e Suzana Montenegro;
Trabalho: Balanço Hídrico na Bacia do Brígida-PE em Cenários de Mudanças do Clima utilizando o SUPer como Instrumento de Gestão.
Autores: Suzana Montenegro, Josicleda Galvíncio, Robertson Fontes, Letícia Domingues, Thiago Silva e Dóris Veleda;
Trabalho: Avaliação do SUPer como Ferramenta de Apoio à Alocação de Água em Reservatório do Semiárido Pernambuco.
Autores: Letícia Domingues, Robertson Fontes e Fabiano Prestrêlo.
Texto: Marcia Santos
Fotos: ABRHidro
Fonte: APAC-PE







Comentários