top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Apac participa de reunião de Preparativos para o 1º Fórum Latino Americano da Água

A Presidente da Apac e vice presidente da ABRHidro, Suzana Montenegro acompanhada do presidente da ABRHidro, Cristovão Fernandes cumpriram agenda em Brasília durante essa semana, para organizar os detalhes para a realização do 1º Fórum Latino Americano da Água e para o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.



Durante a agenda foram discutidos os aspectos de contextualização, principais objetivos , público alvo, desafios e resultados esperados, estrutura programática, diálogo político, fórum cidadão, a proposta de estrutura temática, plano de desenvolvimento das sessões e os resultados esperados em cada uma delas. Ao final foi feito o relato dos resultados e discussões das sessões sobre os 6 temas propostos : Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Cooperação, Água e Inovação e Água e Desenvolvimento.


“O 1º Fórum Latino Americano da Água é uma iniciativa de alguns associados da ABRHidro, em especial aos ligados à Rede Brasil de Organismos de Bacia - Rebob e a Agência Nacional de Águas e Saneamento - ANA de liderar as discussões ligadas à água no âmbito da América Latina. Esse evento preparatório é uma oportunidade de reflexão conjunta de pensar temas relevantes ligados à água e consequente estratégia de gestão com intuito de trazer a sociedade em geral para participar e refletir as melhores ações.” destacou o presidente da ABRHidro, Cristovão Fernandes.


Estiveram presentes nas reuniões representantes de diversas instituições ligadas aos Recursos Hídricos de todo o Brasil, e dos países latino-americanos.


Cristovão e Suzana também realizaram visita de articulações no Ministério de Ciência e Tecnologia, e foram recebidos pelo recém nomeado diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, Osvaldo Moraes.


Os eventos acontecerão entre os dias 19 a 24 de novembro, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju. Uma oportunidade de reencontro para os debates, troca de ideias, networking com autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores e representantes de equipamentos. Uma forma de exercer o diálogo livre, compartilhar experiências, integrar soluções com o setor produtivo e consolidar redes de pesquisa.


Mais importante, reconhecer o fruto de nosso trabalho em torno do tema ÁGUA para os interesses de nossa Sociedade, engrandecendo o legado e a RESILIÊNCIA de 45 anos de história da ABRHidro e dos 25 anos da “Lei das Águas” (Lei 9.433/97), com o olhar atento para as melhorias, os avanços e os aperfeiçoamentos, sempre buscando inovação e participação de todos.


Suzana Montenegro concluiu destacando a importância da articulação do MCTI e a ABRHidro “Foi uma visita de aproximação e para pensar agendas relacionadas a temática Clima e Sustentabilidade, pensando em como a Associação pode contribuir nas discussões de editais, rede clima, abrindo possibilidades de integração e temas a serem trabalhados nas comissões técnicas da ABRHidro.


Fonte: Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC

4 visualizações
bottom of page