Apac realiza oficina sobre Plano Hidroambiental do Rio Sirinhaém
- amandachicattomkt
- 23 de mai.
- 2 min de leitura

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) promoveu, nesta terça-feira (20), a Oficina de Diagnóstico do Plano Hidroambiental (PHA) da Unidade de Planejamento 06 – Sirinhaém. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Camocim de São Félix e reuniu representantes de instituições públicas, comitês de bacias hidrográficas, academia e sociedade civil.
Representando a Apac, participaram o gestor do PHA Sirinhaém, José Raurim Bacalhau, e a analista social Maria Emília de Barros e Silva. A abertura da oficina foi conduzida pela engenheira Karen Sayuri Sakurai, da empresa Recursos Hídricos e Ambientais Engenharia (RHA), responsável técnica pela elaboração do plano.
Durante a solenidade, o prefeito de Camocim de São Félix, Sóstenes Pontes, destacou a importância do PHA Sirinhaém como instrumento estratégico para a gestão hídrica e ambiental do município. Em sua fala, José Ráurium enfatizou o trabalho do consórcio responsável pela elaboração do plano e reforçou a necessidade da participação ativa dos comitês de bacias para o sucesso do processo.

Também se pronunciaram o secretário de Agricultura de Camocim de São Félix, Pedro Bezerra da Silva Neto, o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sirinhaém, Alfredo José Ferraz e Roberta Alcoforado representante da equipe chave de elaboração do PHA que ressaltaram a importância da preservação da qualidade da água e da recuperação do rio.
A oficina teve como principal objetivo a realização de um diagnóstico participativo, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à gestão ambiental da bacia. Foram apresentados estudos técnicos sobre o meio físico, meio biótico, aspectos socioeconômicos e recursos hídricos, com o intuito de coletar contribuições e subsidiar a construção coletiva do plano.
Estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da RHA Engenharia, da Brennand Energia, da CPRH, do Comitê de Bacia Hidrográfica, além de vereadores, secretários municipais, o prefeito e o vice-prefeito de Camocim de São Félix.
Fonte: APAC-PE
Comentários