Sumário da água

Blog da REBOB

Assembleia Geral da RIOB em 2024 acontecerá na cidade de Bordeaux, na França

Anúncio foi feito na Reunião Estatutária da Rede, realizada na última terça-feira, dia 22, direto de Dacar, durante o 9º Fórum Mundial da Água, com a participação do Consórcio PCJ

A Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) promoveu na tarde da última terça-feira, dia 22, Reunião Estatutária, direto de Dacar, no Senegal, em meio às atividades do 9º Fórum Mundial da Água. A ocasião foi marcada pela extensão do mandato de Marrocos na presidência da Rede por mais dois anos e anúncio da sede da sua próxima Assembleia Geral, que acontecerá em 2024, na cidade de Bordeaux, na França.

A Assembleia Geral da RIOB acontece a cada três anos para promover o intercâmbio técnico e institucional entre organismos de bacias do mundo todo. O Consórcio PCJ é membro desde a sua fundação e aliás se orgulha de mencionar que foi um dos fundadores.

A cada edição, o evento busca mostrar as experiências exitosas em gestão de recursos hídricos do país anfitrião, além de promover a políticas públicas integradas e participativas na gestão da água.

A próxima Assembleia estava agendada para ocorrer nesse ano, mas diante da pandemia de covid e consequentes reagendamentos de outros eventos internacionais da área, como o próprio 9º Fórum Mundial da Água que deveria ter ocorrido no ano passado, a Secretaria Técnica da RIOB optou por adiar em dois anos a nova edição e aproveitar a data para também comemorar os 30 anos de fundação da rede e, por isso, a realização do evento na França, onde a Rede é sediada.

Conhecendo Bordeaux a próxima anfitriã da Assembleia Geral

Famosa por seus vinhos e vinícolas, Bordeaux é considerada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. A charmosa cidade conta 350 edifícios identificados como monumentos históricos e tida como a capital mundial do vinho.

A preservação dos prédios históricos, ricos em cultura e história, somados à gastronomia apetitosa francesa, fará da visita à Bordeaux uma experiência a parte. As vinícolas estão situadas em distritos dentro da própria cidade, às margens esquerda ou direita da confluência dos rios Garonne e Dordogne.

Aliás, uma maneira bem interessante de conhecer a cidade é o passeio de barco pelas águas do rio Garonne, no qual é possível ver as construções históricas por outra perspectiva. Existem várias empresas que oferecem esse serviço de lazer, com trajetos mais curtos e outros mais extensos, que permitem experiências gastronômicas e visitas a museus, com o La Cité du Vin, museu do Vinho.

Em terra, o Rio Garonne também assegura outros passeios, como sua agitada orla, que possui música, cafés e food trucks aos finais de semana.

Consórcio PCJ faz anúncio histórico

Durante a realização da Reunião Estatutária da RIOB, o Consórcio PCJ colocou o Brasil como pré-candidato a receber a edição da Assembleia Geral, em 2027. Caso se confirme, está será a 3º vez que o evento será realizado em solo brasileiro. Antes, Salvador, em 1998, e Fortaleza, em 2013, foram as sedes.

O anúncio foi feito pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz. “Respeitando o potencial de todos os demais membros da RIOB, mas, nessa oportunidade, registramos nosso total interesse de oferecer as Bacias PCJ ou uma outra região de nosso país, que se apresente mais apropriada, para em 2027, receber a Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias, onde teremos por mais uma vez, a oportunidade de compartilhar nossas experiências, que são muitas, tendo e vista que em 2022 nossa Política Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos completa 25 anos de existência, com balanço bastante positivo pelos resultados apresentados”, disse.

O Secretário Técnico da RIOB, Eric Tardieu, se mostrou muito entusiasmado com a oferta brasileira e se colocou a disposição para auxiliar na consolidação da candidatura. Os próximos passos preveem que o Consórcio PCJ inicie articulação com os parceiros do sistema de gerenciamento de recursos hídricos nacional, contando com apoios de órgãos federais e estaduais para apresentar a proposta de uma cidade sede formalmente para apreciação da RIOB. Detalhes serão discutidos durante o ano de 2022.

Sobre a RIOB

A RIOB é uma estrutura internacional constituída em maio de 1994, na França. Fazem parte da RIOB mais de 170 organizações de Bacias de vários países. Entre seus principais objetivos, destaca-se o de desenvolver relações entre os organismos membros e fornecer um intercâmbio de experiências, estabelecer programas de cooperação, implementar os instrumentos de gestão, disponibilizar bancos de dados, dentre outros. Em 1998, em evento ocorrido em Salvador (BA), o Brasil assumiu a presidência da entidade através do então Secretário Nacional dos Recursos Hídricos, Dr. Raymundo José Garrido, que permaneceu até o ano 2000 quando passou o cargo para o representante da Polônia. Em 2013, na Assembleia Geral, ocorrida em Fortaleza (CE), a presidência voltou ao Brasil, na figura do Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupercio Ziroldo Antonio, que permaneceu a frente da RIOB até o ano de 2016, quando passou o cargo ao representante do México.

Fonte: Consórcio PCJ