top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Ações para melhoria contínua do comitê


A região hidrográfica do rio Coruripe vem sofrendo diversas alterações espaciais ao longo dos anos. Alterações ocasionadas em virtude da diversificação das atividades agropecuárias e do processo de urbanização, dentre eles, a falta de saneamento básico nos municípios da bacia, começando da sua nascente, localizada no município de Palmeira dos Índios, até a foz na Cidade de Coruripe no oceano atlântico. Ao longo dos anos, os principais impactos identificados são aqueles referentes a resíduos domésticos de industriais no curso da água e a redução da mata nativa.


A Região Hidrográfica do Rio Coruripe, localizada no Estado de Alagoas, abrange 19 municípios e possui uma população estimada de mais 500 mil habitantes, em uma área de 1.562 km². Apresenta uma base econômica bastante diversificada, compreendendo cultivos em larga escala de cana de açúcar, milho, feijão, fumo e coco, usinas de Cana de Açúcar e álcool de grande porte, como Usina Coruripe, Guaxuma e Usina Seresta, e a agropecuária em toda região.


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe foi criado em agosto de 2003, e pensando na melhoria de sua atuação, foi criada uma secretaria executiva, a Associação Pró Gestão de Recursos Hídricos do Comitê do Rio Coruripe-AGERH em 2007. Ela foi criada tendo como objetivos: servir de Secretaria Executiva para dar sustentabilidade financeira ao comitê da CRH Coruripe; Servir de Secretaria Executiva na condução das reuniões do Comitê; Desenvolver projetos para captação de recursos; Desenvolver projetos de Saneamento Básico; Recuperação de Áreas degradadas e Matas Ciliares na Região Hidrográfica; Participar, administrar os recursos oriundos da Cobrança pelo uso da água; executar função de Agência de Bacia; participar do processo de desenvolvimento da proposta de enquadramento das águas do Rio Coruripe, desenvolver ações de educação ambiental de forma descentralizada em toda região hidrográfica do Rio Coruripe, como preconiza a lei dando maior autonomia as ações deliberadas no âmbito do CRHC, sendo o pioneiro em Alagoas a conduzir um trabalho exemplar, tomando-se referencia nas regiões e deliberando programas e projetos constantes no seu Plano Diretor - PDRH, como diagnostico das disponibilidades e das demandas hídricas, dentre elas o fortalecimento do Comitê com a criação da AGERH, além da construção da Barragem Coruripe I, e o projeto da Barragem Coruripe II, em andamento, a recuperação do Rio e o reflorestamento das matas ciliares, com as recuperações das nascentes na Bacia, com a aquisição do Projeto RECOR – recuperação do Rio Coruripe I e II etapas, financiado pelo Programa Petrobras Ambiental nos anos 2011 a 2016, durante esse período o CRHC alavancou em alguns aspectos, ainda deixando a desejar o saneamento básico que é um problema geral e vilão dos nossos rios.


Para alcançar esses resultados, é essencial ter uma gestão compartilhada entre o poder público e as outras partes envolvidas como sociedade civil e usuários de água com vistas à sustentabilidade da Bacia Hidrográfica da região do Rio Coruripe.

Maria Elza Messias Soares De Araújo

Coord. do Fórum Alagoano de Comitês de Bacias Hidrográfica, Vice -presidente do CBH São Miguel, Secretaria do CRB Coruripe. Graduada em Administração de Empresa, Pós Graduada em Ecologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cursando especialização em Educação e Meio Ambiente

53 visualizações
bottom of page