top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Balsas voltam a operar no rio São Francisco entre Porto da Folha (SE) e Pão de Açúcar (AL)


Balsa transportando veículos entre Porto da Folha (SE) e Pão de Açúcar (AL)

O povoado Niterói, no município de Porto da Folha (SE), é conectado à cidade de Pão de Açúcar (AL) por balsas que navegam pelo rio São Francisco. Nesta semana o serviço voltou a ser operado na região após ajustes na área dos atracadouros.


Atualmente os maiores reservatórios da bacia do rio São Francisco – Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Moxotó, Paulo Afonso (I a IV) e Xingó – operam em condição de cheia. Com isso, conforme o artigo 19 da Resolução nº 2.081/2017, da Agência Nacional e Águas e Saneamento Básico (ANA), as regras de operação estabelecidas pelo documento ficam automaticamente suspensas e passam a ser seguidas as Regras para Operação de Controle de Cheias – Bacia do Rio São Francisco, que são elaboradas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Ainda segundo a Resolução ANA nº 2.081/2017, cabe aos agentes responsáveis pela operação dos reservatórios do Sistema Hídrico do Rio São Francisco – Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) – dar publicidade às informações técnicas para os usuários da bacia e para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).


Essas regras de operação foram elaboradas a partir as discussões do Grupo de Trabalho do São Francisco (GTSF), que contou com as participações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT), Marinha, ONS, CHESF, CEMIG, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e CBHSF.


Rio São Francisco


O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Velho Chico é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

34 visualizações

Comments


bottom of page