Capacitação sobre educação ambiental marca fim das obras na bacia do Ribeirão Sapé, em Carmo do Cajuru
- amandachicattomkt
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Produtores rurais da microbacia do Ribeirão Sapé, em Carmo do Cajuru, no Médio Rio Pará, participaram, no último sábado (26), de mais uma capacitação sobre educação ambiental promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará). A atividade aconteceu na comunidade Olhos d´Água e marcou o fim das obras do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água na região.
Ao todo, 75 famílias da microbacia do Sapé, em Carmo do Cajuru, foram beneficiadas pelo Programa do Comitê. As obras começaram no ano passado e foram finalizadas recentemente, totalizando R$ 1,9 milhões em investimentos custeados pela Cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Pará.
A empreiteira contratada para executar as obras afirma que com o recurso investido foram construídas 121 barraginhas para captação de água da chuva. Também foram instalados 11 biodigestores, 48 círculos de bananeira, 26 bacias de evapotranspiração, além de seis SAFs (Sistemas Agroflorestais), com o plantio de 2 mil mudas de espécies nativas e frutíferas. Foram implantados ainda mais de 1,4 mil metros de terraceamento e 38 bebedouros para gado.
“Todas as intervenções executadas têm o objetivo de melhorar a qualidade da água da microbacia, com impactos positivos para a região inteira. Estamos muito satisfeitos com a conclusão das intervenções, que duraram 12 meses. Consideramos um projeto muito bem sucedido, com a participação ativa de todos os 75 proprietários beneficiados. Agora, as estruturas estão entregues e vão melhorar a qualidade de vida dos moradores, e também o meio ambiente”, destaca Dalmy Ramos, proprietário da Embaúba Engenharia.
Além de Carmo do Cajuru, o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água do CBH do Rio Pará vai financiar a execução de obras para melhorar a qualidade dos recursos hídricos em outras duas cidades da bacia. Na comunidade dos Custódios, em Cláudio, no Alto Rio Pará, as intervenções já começaram. O trabalho também vai acontecer na região do Ribeirão Pari (Baixo Pará), em Pompéu. “Carmo do Cajuru é a primeira cidade onde o Comitê finaliza as obras do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Águas. O projeto foi muito bem aceito, os beneficiários aceitaram as ações e abraçaram a causa. E é importante destacar que mesmo após o fim das obras, o contrato prevê que a empresa executora vai permanecer até fevereiro de 2026 aqui na microbacia, monitorando as intervenções e realizando as manutenções necessárias”, explica Guilherme Silva, fiscal técnico da Agência Peixe Vivo, que também esteve na comunidade para esclarecer as dúvidas dos produtores rurais.
Fonte: CBH Rio Pará
Comments