top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

CBH-BG une forças junto à sociedade e a SMAC para viabilizar Plano de Manejo do Mosaico das Vargens

Comitê une forças junto à sociedade e a SMAC para viabilizar Plano de Manejo do Mosaico das Vargens

Rio Camorim – Crédito da foto: Antônio Marcos

O CBH Baía de Guanabara está firmando uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) para viabilizar a criação de um Plano de Manejo para proteger o “Mosaico das Vargens”, grupo de unidades de conservação municipais criadas no ano passado. Essas áreas atuam como um “colchão dágua”, impedindo alagamentos em toda a região das Vargens. Por isso, é tão importante preservá-las. O primeiro passo para que essas áreas sejam protegidas é a criação do Plano de Manejo, que é a ferramenta de proteção delas.


De acordo com o biólogo da SMAC, Ricardo Couto, o Plano de Manejo é a garantia da participação da sociedade na gestão das Unidades de Conservação. “Esse plano foi uma solicitação dos moradores da região e a sua viabilização faz com que a sociedade tenha mais poder de decisão na gestão dessa área protegida. Ele determina como essas Unidades de Conservação serão usadas, se haverá uso comercial ou não e quais empreendimentos serão permitidos na região”, explica Ricardo.


A iniciativa da criação das unidades de conservação contou com o apoio de moradores da região e do CBH Baía de Guanabara. A Prefeitura do Rio de Janeiro afirma que não tem recursos para executar o Plano de Manejo no momento. Por essa razão, é fundamental o apoio do Comitê.


Segundo a coordenadora do Subcomitê Lagoa Rodrigo de Freitas, Vera Chevalier, é urgente que esse plano seja aprovado logo para evitar novos empreendimentos imobiliários na região que possam degradar o meio ambiente e as espécies nativas. “A especulação imobiliária já conseguiu aprovar vários empreendimentos no local e é preciso que novas regras sejam definidas o quanto antes para preservar a natureza”, destaca Vera.


Fonte: CBH Baía de Guanabara


30 visualizações

Comments


bottom of page