Sumário da água

Blog da REBOB

CBHSF recebe prêmio em reconhecimento de ações ambientais


Uma das iniciativas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi vencedora do Prêmio Gestão Ambiental organizado pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta.

A iniciativa selecionada foi a sala de monitoramento montada no início de 2022 para acompanhar a elevação das vazões dos reservatórios da bacia do São Francisco. A ação aconteceu entre os dias 21 e 27 de janeiro, na cidade de Petrolina, em Pernambuco, e foi coordenada pela Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco.

Na ocasião, estiveram na cidade o secretário do CBHSF, Almacks Luiz Silva, o coordenador da CCR, Cláudio Ademar, e o diretor de comunicação do Comitê, Paulo Vilela. Em conjunto com a agência de bacia Peixe Vivo, o CBHSF, além de acompanhar o aumento de vazões a partir da hidrelétrica de Sobradinho e seus impactos para os ribeirinhos, auxiliou também no processo de divulgação e orientação às comunidades.

“Receber essa medalha é importante porque se trata do reconhecimento, por mérito de qualidade na gestão ambiental, da instalação da sala de monitoramento no momento de aumento de vazão do rio São Francisco, principalmente na região do submédio São Francisco. Isso demonstra que a sociedade está reconhecendo o trabalho da CCR e do Comitê. Nesse caso, a atividade de monitoramento foi importante porque se verificou questões trazidas pelas cheias e, através dessa sala, foi possível alertar a população ribeirinha sobre o aumento das vazões. Então, esse reconhecimento nos traz tranquilidade, no sentido de que estamos no caminho certo, e demonstra a aproximação do Comitê com as comunidades”, afirmou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar.

A organização não governamental Zeladoria do Planeta premia boas práticas socioambientais através do Prêmio Gestão Ambiental, que reconhece atitudes de personalidades e empresas em ações de promoção da sustentabilidade. O PGA – Prêmio Gestão Ambiental, reconhecimento da sociedade civil aos projetos ambientais brasileiros está na 20ª edição e selecionou, este ano, 15 iniciativas. Em novembro será escolhido o destaque do ano.

Os vencedores receberam medalha e certificado e ainda concorrem ao troféu melhor do ano nas categorias apoio cultural e projeto técnico, em cerimônia prevista para novembro de 2022. Os 15 projetos contemplados foram selecionados por uma comissão escolhida entre os mais de 18 mil filiados da entidade. “A premiação mostra essencialmente que, com trabalho sério, consciência e união, as mudanças são possíveis. Nossa sociedade precisa de bons exemplos”, afirma o presidente da ONG, Fernando Benicio.

A ONG Zeladoria do Planeta é uma entidade ambientalista, fundada em 2001, com sede em Belo Horizonte. A instituição promove eventos, campanhas, cursos, projetos de capacitação e concursos de cunho ambiental, além de trabalhar na criação de centros de educação ambiental. Criado em 2004, o Prêmio Gestão Ambiental é realizado a cada dois anos.

Assessoria de Comunicação do CBHSF: TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social *Texto: Juciana Cavalcante *Foto: Cláudio Ademar

13 visualizações