Sumário da água

Blog da REBOB

Centro de Memória da ANA é criado após sucesso com a exposição memorial dos 20 anos de Agência


APortaria da ANA nº 388, de 13 de janeiro de 2022, publicou a criação do Centro de Memória da ANA (CMA). A iniciativa visa a contribuir com a gestão do conhecimento e a memória institucional da Agência, conforme previsto no Plano de Gestão Anual 2021 e no Planejamento Estratégico (PEI) 2019-2022. O Centro de Memória, além de conter todo a acervo cultural, técnico e histórico dos 20 anos da ANA, ainda servirá de repositório para e produtos resultantes das ações institucionais e funcionará como um espaço para conhecimento e compartilhamento de informações da Agência. Para acessar a página virtual do CMA, clique aqui.


A página virtual de Memória da ANA acaba de lançar a exposição de Capacitação. Trata-se de um histórico cronológico dos cursos e treinamentos que ANA oferece desde 2001, quando foi criada a primeira Capacitação para a gestão de recursos hídricos da Agência. Para acessar a exposição e conferir tudo que foi construído sobre o tema, clique aqui!


Além do lançamento da exposição de Capacitação, outros conteúdos compõe o site do Centro de Memória. Entre eles destacam-se a quantificação e qualificação dos documentos, livros e objetos disponíveis; explicação sobre os acervos contemplando os tipos, espécies, tratamento, guarda, utilização, destinação e acesso, bem como a história dos conteúdos expostos; entre outras informações.


Memória da ANA: como tudo começou?


Em 2020, foi realizada uma exposição virtual e física que contava a história da Agência a partir de documentos, fotos, vídeos depoimentos e itens diversos, como troféus e prêmios recebidos ao longo da trajetória da ANA. Este trabalho conjunto, que envolveu diversas áreas da Agência, sob a supervisão da Coordenação do Centro de Documentação (CEDOC), fortaleceu o desejo de manter a proposta de preservação e disseminação da memória da ANA com a criação de um Centro que conduzisse este projeto. O resultado foi a criação oficial do CMA, que existe oficialmente em sua versão física e virtual, constituindo um espaço que servirá também para novas exposições de gestão da água e de saneamento básico.


Participaram e contribuíram com a montagem das exposições a Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM), a Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica (SGH), a Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SAS) e a Secretaria Geral (SGE), esta última também presente na articulação para aprovação do CMA.


Acompanhe o Centro de Memória da ANA e contribua também para a construção e preservação deste acervo institucional.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

7 visualizações