Sumário da água

Blog da REBOB

Ciclo da água: o que é e como ocorre


Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pingos-de-chuva-459451/
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pingos-de-chuva-459451/

Escrito por Bruna Soldera - Instituto Água Sustentável IAS

Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora... É o ciclo da água ou ciclo hidrológico. É tão simples que qualquer pessoa pode entender, mas seus detalhes são tão complexos que são necessários geólogos, engenheiros, geógrafos e vários outros profissionais para entender.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm

“O ciclo da água é o contínuo processo de transformação da água na natureza. Portanto, passa de um estado para outro. Ou seja, a água pode se apresentar nos estados líquido, sólido ou gasoso” (CONHECIMENTO CIENTÍFICO, 2021). Quais são as etapas do ciclo da água?

O ciclo da água tem uma série de etapas e o calor do sol e a força da gravidade são fundamentais para realização de cada uma das etapas! A seguir vemos as principais etapas do ciclo hidrológico (FONTE: TODA MATÉRIA; HIDROLOGIA – UFRRJ):

  • Evaporação: é a primeira etapa, é a mudança da água do estado líquido para o gasoso. Na hidrosfera as águas dos oceanos absorvem energia térmica do sol e mudam para o estado gasoso. É a principal fonte de umidade na atmosfera.

  • Sublimação: a água no estado sólido também pode ser transferida para atmosfera na forma de vapor, sem passar pelo estado líquido, e esse fenômeno é sublimação, porém é um processo lento.


Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/montanha-de-neve-sob-ceu-nublado-140234/
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/montanha-de-neve-sob-ceu-nublado-140234/

  • Condensação: quando vapor d’água chega à atmosfera ocorre a condensação – a água volta para o estado líquido. “A formação das nuvens ocorre pela aproximação das gotículas de água, pois em elevadas altitudes a temperatura é menor. Além disso, as gotículas são tão pequenas que conseguem flutuar no ar e formam a neblina. As nuvens são o principal meio para a água retornar para a superfície terrestre. Quando as gotas de água se juntam, tornando-se maiores e mais pesadas, elas caem como chuva” (TODA MATÉRIA).

  • Precipitação: é como a água cai na superfície da Terra, chuva, neve ou granizo. Os vapores de água condensados na atmosfera retornam para a Terra pelas mudanças de temperatura e ação do vento. Quando a chuva cai, a água pode seguir diferentes caminhos dependendo de onde ocorreu a precipitação, pode ser absorvida pelas plantas, escoar para rios e lagos, pode infiltrar.

  • Escoamento superficial: é quando há ocorrência e transporte da água na superfície terrestre. “O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas” (HIDROLOGIA – UFRRJ).

  • Infiltração: solo quando não está impermeabilizado vai contribuir para infiltração da água, ou seja, a água se move para baixo e passa do solo para o subsolo. Essa água em subsuperfície chamada água subterrânea vai formar o lençol freático e abastecer os aquíferos.

  • Transpiração: a água absorvida pelo solo irá “alimentar” as plantas entrando pelas raízes. A transpiração é a transformação de água líquida em vapor d’água e participa da umidade do ar. “A água sai das plantas pelas folhas, que possuem aberturas muito pequenas e liberam a água excedente, já que é nessa parte da planta que a água é direcionada para participar da fotossíntese. A combinação das etapas de evaporação e transpiração recebe o nome de EVAPOTRANSPIRAÇÃO que é outro processo do ciclo da água e é responsável pelo movimento de água superficial para a atmosfera” (TODA MATÉRIA).

Qual a importância do ciclo da água?

O ciclo da água é um fundamental mecanismo biogeoquímico e favorece a vida no planeta e determina algumas condições climáticas.

A água circulando no planeta supre as necessidades dos seres vivos, que precisam diariamente dessa substância para o funcionamento adequado de seu organismo. A água no ambiente é importante para a geração de energia, transporte, fonte de alimento, desenvolvimento da produção agrícola e agropecuária, diversas atividades industriais e algumas tarefas do dia a dia, como lavar roupa e louça, ou seja, o ciclo da água é essencial para vida!

Você consegue perceber que a água da terra é a mesma desde o seu início? Você pode estar bebendo a água que um dia um dinossauro já bebeu! Seria impossível, mas a quantidade de água desde a época dos dinossauros é a mesma, pois está dentro do Ciclo da Água, o que muda é a sua qualidade. Precisamos usar a água que temos com muita responsabilidade, porque o mundo precisa de água!

Confira os episódios do Professor Água assim que estiverem disponíveis: www.professoragua.org.br Referências: CONHECIMENTO CIENTÍFICO, 2021 HIDROLOGIA – UFRRJ PROFESSOR ÁGUA TODA MATÉRIA


Fonte: Instituto Água Sustentável IAS

25 visualizações