top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Cogerh divulga relatório de Perenização de Rios no Ceará, com quase 2 mil km de rios perenizados em 2025

  • amandachicattomkt
  • 16 de jan.
  • 3 min de leitura

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km.​


Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção.​



No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca. Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover.


Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, o planejamento da perenização dos rios é essencial para a gestão hídrica do Ceará.

“Se não fosse a perenização, nós só teríamos água nos rios durante cerca de quatro meses do ano, período correspondente à quadra chuvosa no Ceará”.

Alto Jaguaribe registra maior perenização




A região hidrográfica do Alto Jaguaribe encerrou o ano de 2025 com a maior extensão de trechos de rios perenizados dos últimos 12 anos.


Açudes estratégicos como Orós e Arneiroz II cumpriram papel central nesse resultado, garantindo a maior contribuição para a perenização de trechos longos trechos do rio Jaguaribe e Lima Campos.


O aumento da perenização a partir do açude Orós também ocorreu em função da redução do volume armazenado no açude Castanhão. Com a redução no volume do Castanhão, tornou-se necessário intensificar a liberação de água pelo Orós para assegurar a continuidade da perenização e o atendimento às demandas da região.


Perenização para o canal Orós – Feiticeiro – bacia do Alto Jaguaribe


Trechos historicamente marcados pela estiagem hoje mantêm o leito cootimom água corrente durante todo o ano, o que muda a paisagem, valoriza terras às margens do rio e garante segurança hídrica para atividades produtivas da região.


O diretor de Operações, Tércio Tavares, reforça que a perenização é fundamental para garantir segurança hídrica às comunidades e viabilizar o desenvolvimento econômico ao longo dos rios.

“Trata-se de um resultado expressivo para o Ceará, pois garante água de forma contínua, gera estabilidade para quem vive e produz às margens dos rios e amplia a resiliência do território frente às secas”, reforçou.

Região do Salgado, no sul do Ceará, registrou redução na perenização


A bacia do rio Salgado registrou em 2025 uma redução na extensão de rios perenizados, passando de 210,23 km em 2024 para 110,08 km, o que representa queda de 47,6% em um ano. Apesar da diminuição expressiva, o valor atual ainda se mantém cerca de 58% acima do mínimo observado em 2018, indicando que há espaço para recuperação com ações de gestão e aporte hídrico adequados.


Como essa perenização é gerida


Para manter essa extensão de trechos de rios com água corrente, a Cogerh define, a cada ano, as vazões que serão liberadas dos principais açudes, em processos de alocação negociada de água com participação de comitês de bacias hidrográficas, formado por usuários de água e órgãos públicos (estaduais, municipais e federais).


Essa operação busca equilibrar três eixos: garantir água para abastecimento humano, sustentar a produção e preservar um nível mínimo de vazão nos rios para manter a perenização, sempre respeitando os limites de segurança dos reservatórios.​


Veja o relatório completo de trechos perenizados aqui:


Fonte: COGERH

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page