top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Cogerh e Usuários do Açude Rosário avaliam operação 2022.2 do reservatório



A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) se reuniu com os usuários do açude Rosário na última quinta-feira (2), na sede do Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes(Cobec), localizado no distrito de Quitaiús, para avaliar a Alocação do 2º semestre de 2022 do reservatório.


A Reunião de Avaliação serve para prestação de contas aos usuários de como ocorreu a operação do açude e mostrar a situação dele no final de janeiro de 2023 e a atual. Neste caso, na última alocação foi aprovado pelos usuários que o açude operaria com vazão 600 L/s, sendo 40 L/s referente ao abastecimento humano de Quitaiús e Lavras de Mangabeira, e 560 L/s contínuo para o leito do riacho, além de 5 ondas de 1000 L/s por 15 dias para que a água pudesse chegar na Vila de Patos, comunidade que se localiza próxima a barragem de Patos, no distrito de Quitaiús.


Durante o período de alocação, o Açude Rosário operou com Vazão Média Mensal de 315,2 L/s de Julho de 2022 a Janeiro de 2023. Abaixo confira a vazão média liberada em cada mês:


Print da apresentação de Otacílio Neto, Coordenador do Núcleo de Operação

Foi simulado pela Cogerh que o reservatório chegaria em 31 de janeiro deste ano com 24,8 milhões de m³, que equivale a 52,5% de sua capacidade. Contudo, o saldo foi acima do esperado, terminando a operação com 100% de sua capacidade total, com uma diferença positiva de 47,50%. Os dados foram apresentados por Otacílio Neto, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional da Cogerh do Crato.


Otacílio também explicou o porquê da diferente entre o saldo final e o que foi simulado.


Essa grande diferença entre o simulado e o realizado se deu devido às chuvas que recarregaram o açude em novembro, dezembro e janeiro, além da economia de vazão ao longo de todo o semestre que não utilizou a vazão de 560 l/s em vários meses nem as ondas que foram aprovadas.

Otacílio parabenizou a todos pela economia feita, além do excelente trabalho desenvolvido pela Comissão Gestora e a Cogerh.



Fonte: CBHS

11 visualizações
bottom of page