top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê Araranguá/Mampituba promove capacitação sobre enquadramento dos corpos d’água



Formação, que será mediada pela chefe da Divisão de Planejamento e Gestão do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento – SEMA/RS, já está com as inscrições abertas


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba está com as inscrições abertas para sua segunda capacitação de 2023. Com o tema ‘Enquadramento dos corpos d’água’, o evento acontecerá no dia 03 de outubro com a condução da chefe da Divisão de Planejamento e Gestão do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Rio Grande do Sul – SEMA/RS, Raíza Schuster. Os interessados em participar do encontro – que acontecerá no Centro de Treinamento de Araranguá – CETRAR/EPAGRI, das 13h às 19h –, podem se inscrever por meio do link.


O tema a ser abordado trata do instrumento que estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo nos mananciais hídricos. Ou seja, mais do que uma simples classificação, busca “assegurar uma qualidade compatível para uso e diminuir os custos de combate à poluição das águas”, conforme consta no Art. 9º, Lei nº 9.433, de 1997.


“A capacitação dos membros é de extrema importância, pois este é um dos instrumentos de gestão de recursos hídricos sobre o qual o Comitê tem participação e decisão direta. Como os membros do comitê são representantes da sociedade e dos usuários de água da bacia hidrográfica, quanto mais estão capacitados e preparados para deliberar, mais o instrumento servirá para guiar as ações de melhoria da qualidade da água”, evidencia Raíza.


Com seis horas de duração, a atividade envolverá diversos pontos relacionados à temática, como por exemplo: a legislação e os conceitos, para esclarecer aspectos básicos; a funcionalidade na prática, que explorará sua função e os impactos que pode gerar na bacia; e, por fim, o passo a passo para aplicar o instrumento de forma viável e realista.


Devido à grande relevância para uma melhor gestão das águas, conforme afirma a presidente do Comitê Araranguá/Mampituba, Eliandra Gomes Marques, a participação dos membros é essencial, assim como daqueles que atuam em prol dos nossos mananciais. “A água é um recurso precioso e compartilhado por todos, e nosso envolvimento ativo ajuda a protegê-la às presentes e futuras gerações. Juntos, podemos garantir a qualidade e a sustentabilidade de nossos recursos hídricos”, frisa.


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá

17 visualizações

Commentaires


bottom of page