top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê da Bacia do Rio Paranaíba acompanha evolução das obras na estação de tratamento de esgoto Melchior

  • amandachicattomkt
  • 3 de mai.
  • 2 min de leitura

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba realizou, no dia 7 de abril de 2025, nova visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Melchior, no Distrito Federal, reafirmando seu compromisso com o acompanhamento contínuo de obras estratégicas voltadas à melhoria da qualidade da água na região.


Os analistas Ambientais da Abha Gestão de Águas, a entidade delegatária do Comitê — Pedro Durant, Patrícia Antunes e Gustavo Couto — estiveram no local para acompanhar de perto o andamento da implantação das estruturas de polimento final, casa de química e interligações. A ação integra o conjunto de investimentos do Comitê na promoção da sustentabilidade hídrica e do saneamento ambiental.


Participaram também técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da empresa Concremat, responsável pela supervisão técnica, e da Ankara, empresa executora da obra.


Investimento para o futuro da bacia


O projeto de modernização da ETE Melchior, executado pela Caesb com financiamento parcial do Comitê da Bacia do Rio Paranaíba, representa um marco na gestão dos efluentes lançados no Rio Melchior. O Comitê está investindo R$ 36 milhões, oriundos da cobrança pelo uso da água, em melhorias que garantirão maior eficiência no tratamento e maior controle sobre a qualidade do efluente final.


As novas estruturas permitirão uma remoção mais eficiente de impurezas antes da devolução da água tratada ao meio ambiente, contribuindo diretamente para a preservação dos corpos hídricos da bacia e beneficiando a população do entorno com melhores condições sanitárias.


Gestão integrada para resultados sustentáveis


A visita técnica teve como objetivo acompanhar o cumprimento das etapas previstas e alinhar as próximas ações com as diretrizes de planejamento do projeto. Essa integração entre as instituições envolvidas — Comitê do Rio Paranaíba, Abha Gestão de Águas, Caesb, Concremat e Ankara — reforça a importância da cooperação entre diferentes atores para a efetividade das políticas públicas ambientais.


A modernização da ETE Melchior é um exemplo de como investimentos bem direcionados em infraestrutura podem gerar impactos duradouros na qualidade dos recursos hídricos e na proteção dos ecossistemas da bacia do Paranaíba.


Fonte: CBH Paranaíba

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page