top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande recebe inscrições para processo eleitoral até 30 de julho


Bacia Hidrográfica do Rio Grande - Foto: Raylton Alves
Bacia Hidrográfica do Rio Grande - Foto: Raylton Alves

Abertas em 1º de julho, as inscrições para participar do processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) seguirão até 30 de julho. Os interessados em participar do processo que definirá os novos membros do colegiado deverão encaminhar para a sede do Comitê o Formulário de Inscrição devidamente preenchido e anexar os documentos exigidos, segundo o Edital nº 01/2021 publicado no site do CBH Grande.


As inscrições podem ser realizadas via e-mail cbhgrande@finatec.org.br, pelos Correios ou presencialmente, enviando os documentos para a nova sede do Comitê, localizada em Poços de Caldas(MG). As informações detalhadas sobre o processo de inscrição, habilitação e eleição podem ser obtidas diretamente no site do CBH Grande.


Os novos membros do CBH Grande enfrentarão pautas desafiadoras para o futuro mandato 2021-2025. A discussão e aprovação da cobrança pelo uso da água, a implementação do Plano de Recursos Hídricos, ainda em desenvolvimento, e a busca de soluções para o enfrentamento da histórica crise hídrica que assola a bacia hidrográfica do rio Grande são alguns dos desafios em destaque.


O processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande vem sendo conduzido pela Diretoria Provisória e a Comissão Eleitoral do colegiado, segundo determinação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Além disso, o processo conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Instituto Mineiro de Águas (IGAM) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do estado de São Paulo.

Bacia do Rio Grande

Com mais de 143 mil km² de área de drenagem, a bacia hidrográfica do rio Grande fica na Região Hidrográfica do Paraná e tem 60,2% de sua área em Minas Gerais e 39,8% em São Paulo. Nos 393 municípios da bacia, vivem cerca de 9 milhões de habitantes e a região é marcada por trechos de Cerrado e Mata Atlântica. Na bacia do Grande há 12,37% de recursos hídricos de domínio da União (neste caso, os interestaduais), 51,4% de Minas Gerais e 36,23% de São Paulo.


O rio Grande nasce na Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas (MG), numa altitude de 1980 metros, e forma o rio Paraná ao se encontrar com o rio Paranaíba na divisa entre Santa Clara do Oeste (SP) e Carneirinho (MG). Na bacia está instalado um dos principais parques geradores de energia hidrelétrica do País e há indústrias, parques aquícolas, extensas áreas agrícolas irrigadas e importantes cidades mineiras e paulistas, como Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP). Se fosse uma unidade da Federação, a bacia hidrográfica estaria entre as cinco mais importantes do Brasil.

2 visualizações
bottom of page