top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê do Rio Paranapanema e Senar/PR promovem capacitação sobre Restauração Florestal



Uma das pautas prioritárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) é a revitalização da bacia, tendo em vista os problemas em relação à erosão apontados no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) Paranapanema. O 2º ciclo de ações, que vai de 2022 a 2026, para implementação tem uma série de atividades voltadas, principalmente, ao setor agropecuário e ao Poder Público Municipal, em relação a esta pauta prioritária.


Neste sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado do Paraná (Senar/PR), juntamente ao CBH Paranapanema, promoveu o curso de Restauração Florestal, em Maringá/PR, com o apoio do Instituto Água e Terra do Paraná e da Prefeitura Municipal de Maringá/PR. Foram 16 participantes, nesta 1ª edição, e objetivo é fomentar novas turmas!


O curso demonstrou como restaurar a vegetação, utilizando práticas de recuperação de áreas degradadas, aliando o plantio de mudas às técnicas de nucleação. Com carga horária de 16h, as aulas teóricas apresentaram os benefícios das florestas e causas da degradação; os aspectos da legislação ambiental; as bases físicas: clima e solo; os fundamentos biológicos: interações entre organismos, sucessão da vegetação e dinâmica de clareiras, fitogeografia e espécies invasoras; a produção de mudas para restauração ecológica; as estratégias e técnicas empregadas em restauração: restauração passiva e métodos silviculturais; a nucleação e outras técnicas que podem ser usadas na restauração; os aspectos envolvendo a adequação ambiental em propriedades rurais; a chave para tomada de decisão: escolha dos procedimentos conforme diagnóstico local; e o monitoramento em áreas de restauração.


Todo o conteúdo teórico pode ser aplicado na aula prática. Em uma área de proteção permanente da Prefeitura de Maringá, os alunos fizerem a análise do terreno e desenvolveram uma proposta para o reflorestamento da APP.


Para a 2ª vice-presidente do CBH Paranapanema, representante dos usuários de água na Diretoria, por meio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Carla Beck, em colaboração mútua, Senar/PR e CBH Paranapanema, vários projetos podem ser desenvolvidos. “A ideia é mobilizar novas turmas, aproveitando o conhecimento e expertise do Senar em capacitação, para estimular as práticas de revitalização em nossa Bacia. É interesse do produtor rural cuidar dos nossos recursos hídricos e para isso podemos ajudá-lo com orientação e o envolvendo nas atividades do Comitê”, reflete.


Fonte: CBH Paranapanema

20 visualizações
bottom of page