Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba elege nova diretoria
- amandachicattomkt
- há 2 horas
- 3 min de leitura

Teresina (PI) sediou a reunião plenária para eleger a nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba) em 28 de agosto na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Após a reunião plenária, foi realizada uma oficina de capacitação com o objetivo de desenvolver um plano de ação para aprimorar o processo de governança do Comitê, definir estratégias e cronograma para o desenvolvimento do plano de recursos hídricos e definir as capacitações para o fortalecimento da capacidade técnica dos membros do CBH Parnaíba.
A chapa eleita para assumir a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba foi composta pelo candidato a presidente Felipe Gomes da Silva, integrante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI); o vice-presidente Francisco das Chagas Sousa, integrante do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos da Cidadania (CEDEPRODC) do Maranhão; e o secretário é Francisco Teobaldo Marques, integrante da Associação dos Usuários do Serviço de Água (ASSUSA) do Ceará.
Este ano foi publicada a Portaria ANA nº 465, de 31 de julho de 2025 que instituiu a Comissão Eleitoral para conduzir o processo de eleição do órgão diretor do CBH Parnaíba. Esse grupo é composto por representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
A superintendente adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico da ANA, Renata Maranhão, esteve na reunião e falou sobre a importância da posse da nova diretoria do Comitê. “Comemoramos a posse da diretoria do CBH do Parnaíba [...] um comitê que nasceu da mobilização, do esforço coletivo e do reconhecimento da urgência de cuidar, com seriedade e compromisso, das águas que sustentam milhões de vidas”, disse Renata.
A superintendente adjunta ainda comentou sobre os problemas enfrentados pelo CBH Parnaíba. “A Bacia do Rio Parnaíba está situada nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará; sustentando ecossistemas, abastecendo cidades, irrigando produções, movimentando economias e contando histórias. Mas também enfrenta pressões crescentes relacionadas à degradação ambiental e ao aumento da demanda pelo uso da água que tem gerado conflitos pelo uso da água, o que reforça a relevância e o papel central do CBH Parnaíba”, avaliou Renata.
Bacia do Parnaíba
O rio Parnaíba é o segundo maior do Nordeste e nasce na Serra da Tabatinga e Chapada das Mangabeiras, percorrendo mais de 1,4 mil quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, na cidade piauiense que leva o seu nome. Situada totalmente no Nordeste, a bacia hidrográfica do rio Parnaíba se constitui em uma das 12 regiões hidrográficas brasileiras. Somada à área de drenagem do Delta do Parnaíba, abrange uma área de 333.952 km², dos quais 75% estão inseridos no Piauí, 20% no Maranhão e 5% no Ceará.
Entre os múltiplos usos da água na bacia, destacam-se: geração de energia elétrica, irrigação e abastecimento humano. Nos inúmeros rios intermitentes existentes na região, principalmente na porção semiárida da bacia, barragens e açudes garantem o fornecimento de água às populações locais.
CBH Parnaíba
O CBH Parnaíba foi instituído pelo Presidente da República por meio do Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018, e a criação desse Colegiado reflete um longo processo de negociação e mobilização social, o qual contou com a participação da ANA em conjunto com os estados do Piauí, Maranhão e Ceará;, além dos comitês de bacias estaduais que já atuam na bacia.
Após a instituição do CBH Parnaíba, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) designou os membros de sua Diretoria Provisória por meio da Portaria nº 1/2018, cuja missão consistiu em coordenar a mobilização e o processo eleitoral para a instalação do Comitê, além de elaborar seu primeiro Regimento Interno. Saiba mais sobre o colegiado em: www.cbhparnaiba.com.br.
Fonte: CBH Parnaíba
Comentários