top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê do Rio Paranaíba entrega biodigestores e reforça saneamento rural em área estratégica de Goiás

  • amandachicattomkt
  • há 14 horas
  • 3 min de leitura

No dia 20 de janeiro de 2026, em Itauçu (GO), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) realizou a entrega de 26 biodigestores a famílias rurais da região do Alto Meia Ponte, onde nascem as águas que abastecem mais de um milhão de pessoas em Goiás. O investimento une saúde no campo, proteção ambiental e gestão estratégica da água, fortalecendo o saneamento rural em uma das áreas mais importantes da bacia.


Para o presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, o investimento é reflexo direto da capacidade de articulação e da atuação territorial do Comitê. “Foi plantada uma semente lá atrás, que se reforçou com a articulação e a integração. A bacia do Rio Meia Ponte é fundamental porque abastece Goiânia, capital do estado. Melhorar a qualidade da água nessa região é cuidar do abastecimento de quase metade da população goiana”, explicou. 


Raiser também ressaltou que a ação representa muito mais do que a entrega de equipamentos: “O Comitê reforça suas parcerias, efetiva investimentos que ajudam a transformar a realidade da bacia, porque tudo começa com água, e é com ela que garantimos desenvolvimento, saúde e sustentabilidade.”


A ação também reforça o papel do campo na preservação dos mananciais. Para Thiago Castro, representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o engajamento dos produtores é fundamental para ampliar os resultados. “Itauçu abriga a nascente do Meia Ponte. O importante é fazer com que mais produtores possam aderir ao programa e que a universalização do saneamento rural avance com as propriedades como aliadas”, afirmou.


Durante a cerimônia de entrega, o vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, destacou a capilaridade da atuação no território, evidenciada pela presença de diversas instituições. “Tivemos Senar, Faeg, secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, CBH Meia Ponte, Sindicato Rural, Prefeitura, articuladores locais e membros do nosso comitê. Quando o Comitê chega com esse nível de articulação, sabemos que os resultados vão além da entrega dos 26 biodigestores. Criamos uma base sólida para novas ações que vão fazer a diferença no cotidiano da população e na gestão da água”, pontuou.


Também estiveram presentes na cerimônia Dirceu Borges, superintendente do Senar; Renan Krupok, gerente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Clayton Lino, vice-prefeito de Itauçu; e William Miquelino França, secretário municipal de Administração e Meio Ambiente. A participação de representantes do poder público, de entidades do setor produtivo e da sociedade civil reforça o caráter colaborativo da ação.


A iniciativa também se alinha ao desafio nacional da universalização do saneamento, conforme previsto no novo marco legal. Para Mário Guerino, representante da Saneago no CBH Paranaíba e no CBH Meia Ponte, o avanço em áreas rurais é estratégico e possível. “O saneamento rural ainda é o mais atrasado em termos de cobertura, por conta das distâncias e da dispersão das propriedades. Mas esse evento mostra que é possível fazer acontecer. Com as parcerias certas, com instituições comprometidas e com iniciativas bem direcionadas, como a desse Comitê, conseguimos transformar uma realidade desafiadora. É um exemplo concreto de que o saneamento rural dá certo”, reforçou.


Para o presidente do Sindicato Rural de Itauçu, Marcus Vinicius Rodrigues Souza Lino (Fofão), a entrega dos equipamentos representa a concretização de um compromisso com os produtores. “Foi uma construção feita por muitas mãos e que trouxe mais qualidade de vida para nossa comunidade, com a substituição das fossas sépticas por biodigestores. Por estarmos na nascente do Meia Ponte, o resultado é ainda mais significativo”, disse.

 

Biodigestores: solução eficaz para o saneamento no campo


Os biodigestores são sistemas que realizam o tratamento do esgoto doméstico diretamente nas propriedades rurais, utilizando a decomposição de resíduos orgânicos em ambiente sem oxigênio. Diferentemente das fossas sépticas comuns, os biodigestores reduzem significativamente o risco de contaminação do solo e das águas, protegendo os mananciais e a saúde das famílias.


Além disso, essa tecnologia sustentável pode gerar subprodutos como biogás e biofertilizantes, agregando valor às propriedades. Por isso, os biodigestores se apresentam como alternativa eficiente em regiões sem acesso à rede pública de esgoto, promovendo dignidade, segurança sanitária e preservação ambiental.


Fonte: CBH Paranaíba

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page