Comitê do Rio Paranaíba entrega sistema de tratamento de esgoto à Comunidade rural de Cristalina/GO
- amandachicattomkt
- 27 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
61 sistemas individuais de tratamento de esgoto, também conhecidos como fossas sépticas foram entregues, no dia 11, às famílias da comunidade rural do Assentamento Vitória, no município de Cristalina/GO. A compra e a instalação dos equipamentos foram financiadas integralmente com os recursos provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
A solenidade de entrega da obra contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), João Ricardo Raiser, dos membros da Diretoria, Fábio Bakker Isaías e Flávia Estela Gonçalves Vieira, além do prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, o subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Jorge Werneck, a Secretária de Meio Ambiente de Cristalina e membro do CBH Paranaíba, Gabriela Ligoski e o vereador e representante do Assentamento Vitória, Gilmar de Oliveira, e
A representante da Prefeitura de Cristalina no Comitê, Gabriela Ligoski, ressaltou a importância da integração entre os municípios e os comitês de bacia. “O município de Cristalina está muito feliz em receber do CBH Paranaíba as fossas sépticas e mais feliz ainda em ver essa parceria entre o Poder Público Municipal e o Comitê. É no município que tudo acontece, portanto é fundamental ter a gestão de recursos hídricos voltada para a nossa realidade e nossas necessidades”.
O poder integrador dos comitês de bacia também foi o foco da fala do Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser. O Presidente destacou que as fossas sépticas recebidas pela comunidade rural foram fruto de uma articulação política realizada entre estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e também do Distrito Federal. “A água que vocês utilizam aqui, para consumo, higiene e também para a produção de alimentos, é a mesma água que vai para o Rio São Marcos esse, por sua vez, deságua no Paranaíba. É impossível fazer gestão sem ações integradas e desenvolvidas junto a toda a população que utiliza dessas águas”.
Executada pelo CBH Paranaíba, por meio da Abha Gestão de Águas, foram investidos R$ 740 mil nesta segunda etapa do Projeto de Saneamento Rural e beneficiou diretamente cerca de 250 pessoas. A primeira etapa instalou 37 fossas sépticas no Assentamento Canaã, na comunidade rural do Alto Descoberto, no Distrito Federal.
A implantação dos sistemas individuais de tratamento de esgoto são fundamentais para a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida das populações locais. O objetivo é melhorar as condições sanitárias decorrente da redução do lançamento dos dejetos humanos diretamente na superfície do solo, rios, lagos, nascentes, priorizando a conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
Em sua fala, o Subsecretário da Semad-GO, Jorge Werneck, destacou o impacto da cobrança pelo uso de recursos em comunidades como o Assentamento Vitória e citou o exemplo do Canal Santos Dumont, obra que também foi realizada pelo CBH Paranaíba. “Uma comunidade rural do Distrito Federal lutava há 20 anos para que o canal de irrigação que eles utilizavam fosse canalizado. Apenas dois anos depois da implementação da cobrança, o canal foi todo revitalizado. Além daquela comunidade, aproximadamente 200 mil pessoas também se beneficiaram, pois com o fim das perdas de água, o abastecimento da cidade também foi incrementado”.
Os moradores da comunidade rural também participaram do evento e celebraram a conquista. “Nós estamos muito satisfeitos com esse benefício e também sabemos do impacto positivo que isso gera em relação à água, porque tudo que era descartado de forma incorreta, contaminava a água. Com a solução deste problema, nós temos mais tranquilidade para consumir a água e também usar na plantação”, destacou Genivaldo Baraúna, morador do Assentamento Vitória.
Fonte: CBH Paranaíba








Comentários