Sumário da água

Blog da REBOB

Conheça os projetos selecionados no edital do Programa Águas Brasileiras

No total, 26 propostas de revitalização de bacias hidrográficas foram escolhidas. MDR vai promover a conexão entre elas e as organizações e empresas que desejem apoiá-las financeiramente



Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou, nesta quarta-feira (17), o resultado final do edital para seleção de projetos de revitalização de bacias hidrográficas do Programa Águas Brasileiras. Após análise dos recursos, 26 projetos foram escolhidos e contarão com apoio da Pasta na busca de organizações e empresas que possam apoiá-los financeiramente. Confira neste link as iniciativas selecionadas.


“Estamos fazendo contato com empresas e entidades de classe que queiram apoiar estas ações de sustentabilidade, de revitalização de bacias hidrográficas. Associar o patrocínio das iniciativas à sua atividade econômica é um ganho enorme de imagem junto à sociedade”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Além disso, disponibilizamos no portal do MDR informações sobre todos os projetos selecionados para facilitar a conexão entre eles e possíveis financiadores”, completa o ministro.


As 26 propostas selecionadas contemplam mais de 250 municípios de 10 estados e visam o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos. Foram escolhidos 16 projetos para a Bacia do Rio São Francisco, dois para a do Rio Parnaíba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocantins-Araguaia.


No total, 49 projetos foram recebidos pela Comissão de Avaliação, formada por representantes do MDR, dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


As ações contemplam os seguintes eixos temáticos: manejo florestal sustentável; proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, prioritariamente de nascentes, e de áreas de recarga de aquíferos; implantação de sistemas agroflorestais; contenção de processos erosivos; soluções sustentáveis de saneamento no meio rural e reuso de água no meio urbano; técnicas de engenharia natural para infiltração da água com comprovados benefícios ambientais; ações que levem à redução da criticidade hídrica; e economia circular da água.


Empresas interessadas em conhecer melhor as iniciativas podem procurar diretamente a Assessoria Especial do MDR, por meio do e-mail assessoriaespecial@mdr.gov.br, e agendar uma apresentação.


Sobre o Águas Brasileiras


Lançado em dezembro de 2020, o Programa Águas Brasileiras visa garantir água de qualidade para a população e atrair investimentos privados para projetos de recuperação e preservação de áreas degradadas em diversas parte do País. Saiba mais neste link.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

25 visualizações