top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Conheça os projetos selecionados no edital do Programa Águas Brasileiras

No total, 26 propostas de revitalização de bacias hidrográficas foram escolhidas. MDR vai promover a conexão entre elas e as organizações e empresas que desejem apoiá-las financeiramente



Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou, nesta quarta-feira (17), o resultado final do edital para seleção de projetos de revitalização de bacias hidrográficas do Programa Águas Brasileiras. Após análise dos recursos, 26 projetos foram escolhidos e contarão com apoio da Pasta na busca de organizações e empresas que possam apoiá-los financeiramente. Confira neste link as iniciativas selecionadas.


“Estamos fazendo contato com empresas e entidades de classe que queiram apoiar estas ações de sustentabilidade, de revitalização de bacias hidrográficas. Associar o patrocínio das iniciativas à sua atividade econômica é um ganho enorme de imagem junto à sociedade”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Além disso, disponibilizamos no portal do MDR informações sobre todos os projetos selecionados para facilitar a conexão entre eles e possíveis financiadores”, completa o ministro.


As 26 propostas selecionadas contemplam mais de 250 municípios de 10 estados e visam o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos. Foram escolhidos 16 projetos para a Bacia do Rio São Francisco, dois para a do Rio Parnaíba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocantins-Araguaia.


No total, 49 projetos foram recebidos pela Comissão de Avaliação, formada por representantes do MDR, dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


As ações contemplam os seguintes eixos temáticos: manejo florestal sustentável; proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, prioritariamente de nascentes, e de áreas de recarga de aquíferos; implantação de sistemas agroflorestais; contenção de processos erosivos; soluções sustentáveis de saneamento no meio rural e reuso de água no meio urbano; técnicas de engenharia natural para infiltração da água com comprovados benefícios ambientais; ações que levem à redução da criticidade hídrica; e economia circular da água.


Empresas interessadas em conhecer melhor as iniciativas podem procurar diretamente a Assessoria Especial do MDR, por meio do e-mail assessoriaespecial@mdr.gov.br, e agendar uma apresentação.


Sobre o Águas Brasileiras


Lançado em dezembro de 2020, o Programa Águas Brasileiras visa garantir água de qualidade para a população e atrair investimentos privados para projetos de recuperação e preservação de áreas degradadas em diversas parte do País. Saiba mais neste link.


100 visualizações
bottom of page