top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Consórcio PCJ quer contar com o apoio de seus associados para colaborar com o 10º Fórum Mundial

Consórcio PCJ quer contar com o apoio de seus associados para colaborar com o 10º Fórum Mundial da Água – Bali, Indonésia 2024



Conselho Mundial da Água abriu consulta para aprimorar a próxima edição do maior evento sobre água do mundo


Com o encerramento do 9º Fórum Mundial da Água, realizado em Dakar, no Senegal, em março de 2022, as atenções, agora, se voltam todas para a Indonésia, mais especificamente, para Bali, que sediará a próxima edição do maior evento sobre água do mundo.


Essa semana, o Conselho Mundial da Água, entidade responsável pela organização e promoção do Fórum, solicitou aos seus membros, entre eles o Consórcio PCJ, contribuições para o aprimoramento do evento para a próxima edição que será a 10ª da sua história.


Para isso, criamos um formulário online, prático e de rápido preenchimento, para que todos os municípios e empresas associados ao Consórcio PCJ, possam enviar suas contribuições e, assim, serem somadas às sugestões da equipe técnica da entidade e enviá-las ao Conselho. Para acessá-lo, clique em: https://forms.gle/1HP68TuHuw56HwCy5


O envio das contribuições ao Consórcio PCJ deve ser feito até o dia 29/06/2022, já que temos de remetê-las ao Conselho Mundial da Água até o dia 30 de junho. Contamos com a sua participação!


Bali, Indonésia – Um Fórum para compartilhar prosperidade por meio da água


A Indonésia possui grandes desafios na área de gestão de recursos hídricos. O arquipélago possui metade da disponibilidade hídrica do Brasil e mais de 40 milhões de pessoas vivem sem acesso a fontes de água potável, devido a problemas de escassez e qualidade.


Os asiáticos esperam que a realização do 10º Fórum Mundial da Água permita a troca de experiências sobre novas tecnologias de tratamento e abastecimento. Durante a campanha por trazer o evento para a cidade indonésia de Bali, os organizadores destacaram que a gestão correta da água pode levar à prosperidade para todos, uma prosperidade compartilhada.


“A importância da água tem uma posição de destaque nas culturas humanas, percebemos que a água é essencial para a vida desde a antiguidade. Desde os consumos diários, purificações, conservações, cultivos e assim por diante. Inclusive, alguns povos veem a água como a própria vida e a fonte da imortalidade”, atenta os indonésios no site sobre o 10º Fórum Mundial da Água (https://worldwaterforum10.com/).


A próxima edição do Fórum está sendo construído sob seis temas: 1) Gestão integrada da Água; 2) Equidade da Água para o Desenvolvimento Sustentável; 3) Gerenciamento de Desastres frente os Desafios Globais da Água; 4) Cooperação e Participação em Recursos Hídricos; 5) Sistemas de Suporte a Decisão em Gerenciamento de Recursos Hídricos; e 6) Inovação de Financiamentos da Água.


Pela proposta preliminar, os seis temas perpassarão por três questões transversais que irão definir o clima principal da conferência: Sabedoria e Participação local, Integração e Compartilhamento, Inovação e Tecnologias.


Sobre o Conselho Mundial da Água


O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholders. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação às questões da água no mundo.


Sua missão é promover a conscientização, o compromisso político e ações críticas sobre a água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões, numa base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra.


Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho pretende chegar a uma visão estratégica comum sobre gestão de recursos hídricos entre todas as partes interessadas da comunidade da água. No processo, o Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal evento: O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três num país diferente.


Fonte: Consórcio PCJ

7 visualizações
bottom of page