top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Consórcio PCJ e Agência das Bacias PCJ promovem capacitação para técnicos em água e esgoto



Iniciativa promovida pela Escola de Água e Saneamento reúne profissionais em um curso intensivo de cinco dias de duração e 40 horas/aula


Com o objetivo de promover a atualização profissional de técnicos do setor de água e esgoto das cidades que integram as Bacias PCJ, a Escola de Água e Saneamento promoveu, de 22 a 26 de maio, o primeiro curso de capacitação para operadores de Estações de Tratamento de Água (ETA) do ano. Estão previstos até o final de 2023 mais um curso para operadores de ETA, e outros dois para operadores de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).


A primeira formação se propôs a transmitir conhecimento para que o colaborador possa operar, monitorar e analisar sistemas de tratamento de água para abastecimento público. Além da melhoria da água tratada e distribuída à população, as capacitações previstas para operadores de ETE também poderão promover a melhoria da qualidade dos efluentes, por meio do tratamento do esgoto sanitário doméstico, lançado nos rios das bacias hidrográficas.


O curso aplicado nesta semana, com oito horas diárias de duração, contou ainda com a parceria da SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), de Campinas (SP), que cedeu espaço para a realização das aulas. Entre as disciplinas abordadas estiveram temas como Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Legislação; Sistemas de tratamento; Sistemas de bombeamento; Automação e outros. Ao final do curso, os participantes promoveram a discussão de projetos em grupo, além de visita técnica à ETA 3 e 4 da SANASA, no distrito de Sousas.


Para José Cezar Saad, Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ e gestor da iniciativa, “a capacitação dos profissionais que trabalham nesses sistemas é de fundamental importância para que a água tratada e distribuída à população seja de boa qualidade, livre de substâncias nocivas à saúde das pessoas e animais. Desde o início da Escola da Água e Saneamento, já foram capacitados mais de 200 (duzentos) profissionais, a maioria participante do curso de “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”.


Os cursos de capacitação de operadores de ETA e ETE foram idealizados em 2020 – mas só puderam ser implantados agora, por conta da pandemia. Os recursos financeiros para a realização dos quatro cursos em 2023 são provenientes de patrocínio da Agência das Bacias PCJ, considerando que a iniciativa está prevista no Plano das Bacias PCJ 2020-2035. Para Kátia Gotardi, Coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ e responsável pelo apoio técnico aos Comitês PCJ em ações de educação ambiental, “para o aumento da qualidade hídrica os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ consideram importante investir na ampliação dos conhecimentos dos técnicos operadores de ETAs e de ETEs, pois a melhoria da qualidade hídrica, nas Bacias PCJ, também, está correlacionado ao trabalho desenvolvido por esses profissionais”.



A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou a cargo do Consórcio PCJ.



Fonte: Consórcio PCJ

46 visualizações
bottom of page