top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Consórcio PCJ é credenciado a participar da Conferência das Nações Unidas sobre a Água – NY 2023


Este será o principal evento sobre o tema no próximo ano e irá discutir os objetivos da década Internacional para Ação 2018 – 2028, em especial, sobre Água para o Desenvolvimento Sustentável


Resumo:

  • Credenciamento permite ao Consórcio PCJ participar dos painéis de discussão.

  • Conferência da ONU sobre a Água acontece de 22 a 24 de março de 2023, em Nova York, nos Estados Unidos.

  • Serão cinco temas de Diálogos Interativos: Água para a Saúde; Água para o Desenvolvimento; Água para o Clima; Resiliência e Meio Ambiente; Água para a Cooperação; e Água na Década para a Ação.

  • Público em geral (stakeholders) pode contribuir com os temas a serem abordados, enviando suas contribuições para cada diálogo até o dia 30 de setembro, por meio de formulário online.

  • Intitulada de Segunda Consulta Global de stakeholders, a iniciativa está ativa e informações sobre como participar podem ser obtidas pelo link: https://bityli.com/tsmsukJ.

  • As sugestões serão avaliadas e os temas finalizados no Encontro Preparatório sobre a Conferência que acontecerá em 25 de outubro de 2022, na sede da ONU.

O mês de março de 2023, entre os dias 22 e 24, promete colocar ainda mais foco no tema água e seus impactos ao desenvolvimento sustentável, com a realização da Conferência da ONU sobre Água, que acontecerá na sede da entidade, em Nova York, nos Estados Unidos (EUA). O Consórcio PCJ recebeu no mês de setembro a confirmação do seu credenciamento para participar do evento, que será o principal sobre o tema no próximo ano.


De acordo com a ONU, a Conferência pretende fazer uma ampla revisão intermediária dos objetivos da Década Internacional para a Ação, “Água para o Desenvolvimento Sustentável” – 2018-2028, estabelecidos pela resolução 71/222, durante a sua Assembleia Geral, em 21 de dezembro de 2016. Os objetivos focam no desenvolvimento sustentável e gestão integrada dos recursos hídricos para alcançar metas sociais, econômicas e ambientais. Nesse cenário, o atendimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) também embasará os debates. A década começou no Dia Mundial da Água, em março de 2018 e se encerrará no Dia Mundial da Água de março de 2028.


A conferência será dividida em 5 temas principais para os Diálogos Interativos:

  • Água para a Saúde: Acesso a água potável, higiene e saneamento (ODS 6.1, 6.2, 6.3 e ODS 1, 3, 4, 5 e 17);

  • Água para o Desenvolvimento: Valor da água, relação entre água, energia e alimentação, e economia sustentável e desenvolvimento urbano (ODS 6.3, 6.4, 6.5 e ODS 2, 8, 9, 11 e 12);

  • Água para o Clima, Resiliência e Meio Ambiente: Fontes para o mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução ao risco de desastres (ODS 6.5, 6.6 e os ODS 7, 11.5, 13, 14, 15);

  • Água para a Cooperação: Cooperação Internacional e transfronteiriça de gestão de recursos hídricos, cooperação intersetorial e a Água na Agenda 2030 (ODS 6.5, 6b e ODS 16, 17);

  • Água na Década para a Ação: Acelerar a implementação dos objetivos da década, inclusive por meio do plano de ação da Secretaria Geral da ONU.

Está ativo até o dia 30 de setembro de 2022 a 2ª Consulta Global de Stakeholders, pelo qual o público geral pode enviar contribuições de temas dentro dos cinco diálogos interativos. No site da ONU sobre a Conferência, acessado pelo link https://bityli.com/tsmsukJ, é possível obter mais detalhes sobre cada um dos Diálogos e acessar os formulários para enviar suas contribuições, além de ter mais detalhes sobre o evento que acontecerá em 2023.


As sugestões enviadas pelo formulário online serão avaliadas e discutidas no Encontro Preparatório com Stakeholders sobre a Conferência, que acontecerá em 25 de outubro, na sede da ONU, em Nova York.


Um resumo, incluindo os resultados da consulta e as principais sugestões, será preparado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e disponibilizado ao público no site oficial da Conferência da ONU sobre a Água 2023 (https://sdgs.un.org/conferences/water2023).


O Consórcio PCJ fará a cobertura desse importante evento para a gestão de recursos hídricos mundial, com as informações, notícias e detalhes sendo divulgados no site da entidade, www.agua.org.br.


É muito importante a participação dos associados membros do Consórcio com o envio de sugestões para os diálogos interativos, conforme citado acima. Dúvidas e auxílio no preenchimento dos formulários online podem ser enviados para o e-mail agua@agua.org.br.


Fonte: Consórcio PCJ

183 visualizações
bottom of page