top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Crônica: Quanto o lixo mental está relacionado ao lixo material



Elaine Kierepka


Qual o grau de consciência do ser humano em relação ao consumo, em relação a matéria prima da natureza. O humano compreende de onde vem todo o produto, como funciona essa cadeia. Ele tem a percepção sobre ele em si.


Estamos emersos em um mundo bombardeado de informações o que muitas vezes deixa o ser humano totalmente distraído, ele nem tem tempo para pensar ou escolher o produto que vai consumir. O que escutamos, nossas crenças, o que acreditamos e nossa cultura influenciam nossas vidas, poderíamos dizer que totalmente. Quando estamos conscientes, quero dizer quando não estamos no automático, nesse momento estamos buscando informações sobre o que vamos consumir, também despertamos para a percepção do SER em relação seu corpo e o mesmo em relação ao planeta.


Que tipo de alimento o indivíduo põe em sua mente? pois isso determina a visão que o indivíduo tem com tudo que há, então podemos imaginar um coletivo da humanidade com lixo ingerido inconscientemente, quanto lixo estamos vendo sem destinação e tratamento adequado. Quando temos essa percepção, percebemos que a degradação fora de nos é o reflexo do humano interno. Mas aí você vai pensar o que tem haver o que falamos, acreditamos, ingerimos em relação a degradação e o excesso de lixo (resíduo). Para entendermos esse ponto que tudo é reflexo, temos que entender que tudo é energia em estados e frequências diferentes. A matéria é energia em estados diferentes. Na medida que vamos evoluindo como indivíduos temos a percepção mais aguçada e é o momento em que o indivíduo quer saber como funciona a cadeia de cada produto, quem produz, quem transporta, quem armazena, quem entrega, do início ao fim da cadeia.


Essa reflexão faz o indiviso repensar a respeito do consumismo, aí vemos questionemos e a preocupação como funciona a cadeia de cada produto, a matéria prima onde é explorada? vem de onde? como é processada, o entorno do local como se dá essa exploração? quais cuidados são aplicados?


Bom sabendo disso o indivíduo amplia seu grau de consciência e pode tomar sua decisão e ter o poder de compra como também saberá o que consumir mentalmente e fisicamente. O que nos move... A mudança está na mentalidade de cada um.




Elaine Kierepka, Engenheira Ambiental, Chef de Cozinha, Reiki Mestre de si

Instagram @elaineKierepka



59 visualizações
bottom of page