top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Curso on-line sobre ensino do tema água nas escolas recebe inscrições até 8 de agosto


As inscrições para o curso de extensão Água como Elemento Interdisciplinar do Ensino nas Escolas, oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), estão abertas até 8 de agosto. A capacitação conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB).


O curso é voltado a professores da educação básica, assim como profissionais que atuem com ensino em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares. As inscrições para as 1080 vagas oferecidas podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3iaPcOX, sendo que o critério de seleção será a ordem de inscrição.


A formação visa a contribuir para a inserção do tema água de forma transversal nas escolas e na sociedade. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de capacitar os profissionais para a aplicação de metodologias de ensino com enfoque participativo a respeito do tema água. As aulas são gratuitas e oferecidas na modalidade de ensino a distância, com o auxílio de tutores.


Para participar, é necessário que os candidatos tenham curso de graduação completo e estejam cientes de que deverão realizar uma atividade final de aplicação dos conceitos, que poderá ocorrer tanto em espaços formais ou não formais de ensino quanto em espaços não escolares, na modalidade presencial ou a distância.


O curso é realizado em parceria com as universidades federais do Amazonas (UFAM), do Pará (UFPA), de Sergipe (UFS), de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR) e de Brasília (UnB). Também são parceiras as universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Feira de Santana (UEFS).


Para mais informações acesse https://bit.ly/2SK1Bzl ou entre em contato pelo e-mail tiprofciamb@usp.br.


O PROFCIAMB


O PROFCIAMB é um Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, fruto de uma parceria da ANA com a CAPES celebrada em 2015. Seu objetivo é possibilitar a formação continuada de professores da educação básica em nível de mestrado profissional.


Além disso, a ação é uma ponte entre Agência, universidades e escolas de educação básica com o intuito de apoiar para que temas de pesquisas na temática das Ciências Ambientais – especialmente os relacionados à água – alcancem as redes municipais, estaduais e escolas técnicas federais, chegando a seus alunos. Portanto, é um programa para a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos relacionados às questões socioambientais.


Nesta iniciativa a ANA já investiu R$ 3,64 milhões; o que inclui ainda a oferta de quase 3.000 vagas em curso de extensão com tutoria e a produção de material didático/curso para serem disponibilizados no Portal de Capacitação da ANA. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.


Participam da Rede PROFCIAMB nove universidades públicas, abrangendo todas as regiões brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB).


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

1 visualização
bottom of page