Debate sobre integração de diferentes gerações em prol das águas do Brasil conta com participação da ANA
- amandachicattomkt
- 15 de mai.
- 3 min de leitura

O painel Água e Desenvolvimento na Visão Geracional discutiu os desafios e perspectivas das diferentes gerações na gestão dos recursos hídricos durante o 2º Fórum Brasil das Águas. Nesta quarta-feira, 7 de maio, em João Pessoa (PB), a diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Carolina Argolo, falou sobre essa temática proposta para promover uma abordagem mais inclusiva os processos de diálogo, resolução de problemas e tomada de decisões do setor de recursos hídricos.
Esse painel foi construído pelo fato de, pela primeira vez, quatro gerações estarem atuando na gestão das águas. Com isso, segundo a organização do debate, a interação entre as gerações se faz necessária, garantindo que o conhecimento acumulado ao longo do tempo não se perca e que as novas ideias trazidas pela juventude possam se somar às experiências acumuladas por quem atua no setor de recursos hídricos há mais tempo. Por isso, o painel contou com a participação de painelistas de diversas gerações, que puderam abordar os desafios e as oportunidades que surgem dessa interação entre diferentes perspectivas e experiências de vida e a importância de integrar o conhecimento histórico em um cenário de crises hídricas.
Nesse sentido, Ana Carolina Argolo abordou a importância da aproximação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) junto aos jovens, o que pode contribuir para oxigenar o setor com novas ideias e visões, além de atrair novos profissionais interessados nessa temática. “Eu tive a oportunidade de ver em algumas instituições trabalhos bem interessantes com a juventude. E eu acho que nos falta um pouco desse engajamento. Quando eu falo com a juventude, não estou falando só com as escolas, mas principalmente com a academia. Como que a gente vai atrair essas pessoas para que elas entrem e escolham mesmo trabalhar com água”, afirmou a diretora da ANA.
Com moderação da diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) Nordeste, Maria Geny de Farias, o debate contou com outras cinco painelistas além da dirigente da ANA: a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília de Melo; a presidente da WTC, Daniella Abreu; a diretora do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Iara Giacomini; a diretora-presidente da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), Camila Viana; e a diretora de Eventos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Franciele Zanandrea; e a coordenadora de Gestão Descentralizada e Interação Social do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA/BA), Rita de Cássia Braga.
O 2º Fórum Brasil das Águas
Em sua segunda edição, o Fórum Brasil das Águas reúne na capital paraibana, de 5 a 9 de maio, especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para debater os desafios e soluções em torno da água, recurso essencial para a vida e a economia. Com o tema central Água: Responsabilidade de Todos, o 2º Fórum tem apoio institucional da ANA e busca ampliar o diálogo sobre políticas públicas, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que possam garantir a segurança hídrica no Brasil, que tem enfrentado crises hídricas recorrentes em diversas regiões num contexto de mudanças climáticas. O evento pretende, ainda, fortalecer a cooperação entre setores público e privado, incentivando parcerias para projetos de saneamento básico e de preservação de bacias hidrográficas.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

















Comentários