Diretor da ANA participa dos Diálogos da Água sobre segurança hídrica em Madri
- amandachicattomkt
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Leonardo Góes, diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), participou da 11ª edição dos Diálogos da Água em 21 de outubro, terça-feira. Promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) em Madri, Espanha, o evento apresenta como tema Segurança Hídrica para o Desenvolvimento Territorial Sustentável e se constitui num espaço de diálogo técnico e político entre a Espanha, a América Latina e o Caribe. Góes participou do Diálogo Ministerial 1, em que foram tratados aspectos de integração política, técnica e de coordenação das ações dos países participantes em relação à gestão da água.
Representando o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou que o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), produzido pela ANA em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), é fundamentado em dados e evidências, assim como o Atlas Águas – Segurança Hídrica do Abastecimento Urbano, levantamento produzido pela ANA em parceria com o MIDR.
Os Diálogos sobre a Água foram realizados em 21 de outubro como catalisadores no processo ministerial dos países envolvidos no evento, possibilitando o compartilhamento de visões regionais, evidências e propostas concretas que servem como insumos para as discussões de alto nível sobre a temática proposta. Durante o evento houve painéis com o tema Segurança Hídrica como Base para o Planejamento e Ordenamento Territorial, assim como Desenvolvimento Territorial e Bacias Hidrográficas. Também ocorreu um debate acerca do tema Projetos de Água Multipropósito e Integração.
Em 2025 os Diálogos da Água foram realizados às vésperas da Reunião de Ministros Setoriais da América Latina e do Caribe (MSM) 2025, com o objetivo de fortalecer a cooperação e as soluções conjuntas em torno da água e do desenvolvimento sustentável nessas regiões.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)






