top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Diretora da ANA, Cristiane Battiston é eleita presidente do Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO

  • amandachicattomkt
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
ree

Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Cristiane Battiston, foi eleita presidente do Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da UNESCO. A escolha representa um marco histórico para o programa, para a hidrologia e para a própria UNESCO, já que esta é a primeira vez, em 50 anos de existência do PHI, que uma mulher assume a presidência do órgão.


O PHI é a principal plataforma de cooperação internacional em recursos hídricos no âmbito das Nações Unidas, reunindo países-membros da UNESCO na construção de políticas públicas baseadas em evidências científicas e em dados hidrológicos. A eleição da diretora da ANA ocorre em um momento estratégico para o debate global sobre água, especialmente após as mobilizações da COP30, em Belém, que reforçaram a centralidade dos recursos hídricos para as ações de mitigação e adaptação climática.


Ao agradecer a eleição, Battiston afirmou estar profundamente honrada com a indicação. "É uma grande honra servir como presidente do Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental pelos próximos dois anos. Agradeço pela confiança que depositaram em mim. Esta nomeação faz de mim a primeira mulher a ocupar este cargo entre as 27 pessoas que o assumiram até hoje. Embora isso seja motivo de felicidade pessoal, também é um lembrete de quanto tempo levou para que as mulheres alcançassem este marco. Como presidente, trabalharei para promover o diálogo entre os membros do PHI, apoiando a missão do Programa de contribuir para uma governança da água cooperativa e baseada na ciência", declarou.


Cristiane Battiston possui ampla experiência em hidrologia e gestão pública. Engenheira civil com mestrado e doutorado na área, atuou em posições estratégicas no Ministério do Planejamento e na Casa Civil da Presidência da República, contribuindo para o desenvolvimento de políticas nacionais relacionadas à gestão da água, infraestrutura e planejamento. Em setembro passado, assumiu sua função atual na Diretoria Colegiada da ANA, passando a integrar os esforços de modernização regulatória e de fortalecimento da governança da água no país.


Durante a missão internacional, a agenda da diretora também incluiu reuniões com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a Rede Internacional de Organizações de Bacias (INBO na sigla em inglês), com a associação francesa Office de l’Eau, além da missão do Brasil junto à UNESCO, fortalecendo a atuação da ANA no diálogo global sobre hidrologia, governança e segurança hídrica.



Sobre o PHI


Criado em 1975, o Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO promove a ciência da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos, sendo a única iniciativa intergovernamental da ONU dedicada exclusivamente ao tema. Com atuação em 170 Estados-Membros, o PHI reúne centros especializados, cátedras universitárias e comitês nacionais para transformar conhecimento científico em ações concretas que garantam água potável segura, reduzam riscos de inundações, preservem geleiras, melhorem a qualidade da água e fortaleçam a governança hídrica para as futuras gerações.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page