top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Diretores da ANA se reúnem com representantes do ONS para debater assuntos de interesse em comum



Equipe do ONS conhece a Sala de Situação da ANA
Equipe do ONS conhece a Sala de Situação da ANA

Nesta quinta-feira, 2 de junho, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez da Cruz Rios, e os diretores Ana Carolina Argolo e Mauricio Abjaodi receberam o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi. Também estiveram presentes na reunião os demais diretores do órgão para tratar sobre assuntos de interesse em comum das instituições, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e superintendentes da Agência.


A diretora-presidente agradeceu a presença dos novos diretores do ONS e MME e reforçou a importância do trabalho em conjunto. “Nossa ideia é fazer essa primeira aproximação das equipes para trocarmos informações sobre assuntos em comum e fazermos parte do relacionamento institucional da Agência e ONS, contando com a apoio do Ministério de Minas e Energia como condutor da política pública. Para isso, nos colocamos à disposição de auxiliar no sentido do que compete a ANA”, disse Veronica.


Diretor geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi (à dir.), debateu temas de interesse comum com a Diretoria da ANA
Diretor geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi (à dir.), debateu temas de interesse comum com a Diretoria da ANA

Para a diretora Ana Carolina Argolo, o encontro foi importante para o nivelamento das informações entre os órgãos. “Que a gente possa seguir todos assuntos e tratativas da melhor forma possível com o ONS e com a equipe do Ministério de Minas e Energia e tenho certeza de que essa reunião foi bem produtiva e vamos colocar em prática a pauta debatida”, falou.


Segundo o diretor geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, a reunião foi proveitosa do ponto de vista da organização e do pessoal. “A interação, a troca de conhecimentos e o intercâmbio de experiências será importante para as pessoas que estão aqui em áreas e funções técnicas. Eu acho que a gente começa uma nova jornada da ANA com uma nova diretoria e esse é um grande momento para desenvolvermos uma parceria profícua”, afirmou.


O diretor da ANA Mauricio Abijaodi destacou a relevância de um bom planejamento para possibilitar um trabalho de gestão tranquila e deu exemplo do projeto seguido pela Agência em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Vivemos agora um momento seguindo a lógica da OCDE da premissa de resiliência hídrica e não mais de crise. Estamos em uma situação de tranquilidade em que podemos planejar melhor as nossas ações, trabalhar com a ideia de gerenciamento de risco para que a gente evite lá na frente problemas no setor”, destacou Abijaodi.


Diretora Ana Carolina Argolo; diretora-presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios, e o diretor Mauricio Abijaodi (da esq. para a dir.) recebem dirigentes do ONS
Diretora Ana Carolina Argolo; diretora-presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios, e o diretor Mauricio Abijaodi (da esq. para a dir.) recebem dirigentes do ONS

Após a reunião, os participantes visitaram a Sala de Situação da Agência, que acompanha eventos hidrometeorológicos críticos, como enchentes e secas.


Pauta


A pauta da reunião abordou as condições de operação dos reservatórios das bacias dos rios Grande, Paranaíba, Paraná (Jupiá e Primavera). Também tratou do Acordo de Cooperação entre ANA e ONS para realização de ações conjuntas relacionadas a estudos hidrológicos, condições de operação dos reservatórios de usinas hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN), estudos e trabalhos técnicos correlatos, além do intercâmbio de informações e dados.


Equipe do ONS conhece a Sala de Situação da ANA
Equipe do ONS conhece a Sala de Situação da ANA

A proposta de alteração das condições de operação da UHE Queimado foi outro tema em pauta. A minuta de nota técnica específica sobre a flexibilização de restrições operativas da UHE Funil/Rio Grande e a minuta de nota técnica conjunta geral para flexibilização de restrições operativas de aproveitamentos hidrelétricos do SIN também foram temas da reunião. Outros assuntos tratados foram a atualização de séries de usos consuntivos, tema que tem reunião agendada para 7 de julho, e o processo de atualização das vazões naturais (reconstituição de vazões).


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

26 visualizações
bottom of page