top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Dirigentes da ANA recebem líderes sênior do USACE para diálogo sobre parceria entre as instituições


Foto: Jonilton Lima / Banco de Imagens ANA
Foto: Jonilton Lima / Banco de Imagens ANA

Nesta quinta-feira, 26 de agosto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebeu a missão do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) em sua sede, em Brasília para tratar das atividades da atual parceria firmada entre as duas instituições. Os diretores da ANA Marcelo Cruz, Oscar Cordeiro Netto e Vitor Saback receberam três líderes sênior do USACE: o comandante da Divisão do Atlântico Sul, general brigadeiro Jason Kelly; o diretor regional da Divisão do Atlântico Sul, Theodore Brown; e o comandante do Distrito de Mobile, o coronel Jeremy Chapman.


Durante o encontro, o superintendente de Fiscalização da ANA, Alan Lopes, apresentou aos representantes do USACE como se dá o gerenciamento de recursos hídricos no Brasil. O servidor da Agência também abordou os desafios relacionados às águas do País, como: a segurança hídrica, o aumento das demandas por água, os eventos hidrológicos críticos no Brasil, as crises hídricas enfrentadas nos últimos anos, os desafios referentes à gestão integrada de recursos hídricos, entre outros temas.


Em dezembro de 2020, a Diretoria Colegiada da ANA aprovou um novo acordo entre a Agência e o USACE, sendo que as instituições tiveram inicialmente uma parceria entre 2013 e 2019. A nova contratação contempla serviços especializados de capacitação técnica a serem prestados pela instituição estadunidense até 2023 para apoiar a ANA a desenvolver suas atribuições – sobretudo nas temáticas de segurança de barragens e análise econômica aplicada à gestão de recursos hídricos.


Entre 2013 e 2019, a ANA e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos tiveram uma parceria para capacitação de especialistas da Agência e outras instituições brasileiras em diversos temas, como: controle de cheias, operação de reservatórios, regulação do uso da água e planejamento e operação de rede hidrometeorológica. No contexto da parceria, aconteceram 14 cursos de curta duração, três workshops, três visitas técnicas aos Estados Unidos, 14 relatórios técnicos de orientação e dois grupos de treinamento em serviço em território estadunidense com duração de dois meses cada.


À época, o USACE foi escolhido por sua excelência técnica e por ser uma referência internacional em áreas de interesse da ANA, como meio ambiente, navegação fluvial, operação de reservatórios e controle de cheias num país com extensão territorial e diversidade geográfica semelhantes às do Brasil, como são os Estados Unidos.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

4 visualizações
bottom of page