top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Drenagem urbana: uma necessidade para melhoria das condições de vida da população


Praia Grande - Retificação e Revestimento do Trecho Final Canal Imperador I contrato FEHIDRO 079/21

Por David da Cunha Ferreira


Drenagem urbana é o conjunto de medidas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável. Ou seja, a drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebê-las.


O aumento da população, as mudanças climáticas, bem como a expansão irregular da periferia tem produzido impactos significativos na infraestrutura de recursos hídricos.


Um dos principais impactos que está ocorrendo é o aumento do número de precipitações, mais concentradas em uma determinada região, causando enchentes e inundações provocando degradação ambiental.


A Baixada Santista, além da pouca declividade em seu relevo na planície para escoar as águas pluviais, tem seus rios pouco extensos, e por vezes assoreados em virtude de sedimentos que escorrem das encostas. Nascem na Serra do Mar, percorrem a planície até encontrarem o Oceano Atlântico. Por vezes as marés de grandes picos combinadas com chuvas torrenciais, podem causar enchentes e inundações provocando vários transtornos, além de prejuízos financeiros e de saúde à população em geral.


O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista – CBH-BS, desde a sua fundação, vem atuando fortemente nessa área, em especial a partir da Cobrança pelo Usos dos Recursos Hídricos, apoiando diretamente todos os Municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.


Os Municípios estão envolvidos em diferentes trabalhos de drenagem urbana, como a limpeza e desassoreamento de canais, a retífica e readequação de canais de drenagem, as comportas, além de serviços de limpeza de galerias, bocas de lobo, que contribuem para o bem estar da população em geral, minimizando o problemas de enchentes, perdas físicas e da saúde em geral.


Guarujá – Requalificação do Canal da Av. Atlântica – contrato FEHIDRO 029/20

Santos – Sistema de drenagem na Vila Gilda – contrato FEHIDRO 179/17

Mongaguá - Aumento e Retificação da Seção Transversal Canal 1 - Trecho 01 contrato FEHIDRO 183/19


Peruíbe – Rede de drenagem no Jd. Arpoador – contrato FEHIDRO 014/18


Bertioga – Galerias no bairro São Lourenço – contrato FEHIDRO 076/21

Itanhaém – Canalização Vala da Chácara Cibratel – contrato FEHIDRO 142/20

Fonte: Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – CBH-BS

85 visualizações
bottom of page