top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Educação ambiental na infância: como desenvolver crianças mais conscientes?


As crianças de hoje são o futuro de amanhã e por isso é de suma importância que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir na preservação do meio ambiente para um mundo mais sustentável e melhor para se viver.


A educação das novas gerações é responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como a escassez de água, o aquecimento global — e tomar decisões cruciais nas questões que envolvem o meio ambiente.


Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar desde cedo.


A boa notícia é que o poder de conscientizar está em nossas mãos e para ajudar você nessa missão separamos algumas dicas de como incentivar as crianças a serem mais responsáveis com as questões que envolvem o meio ambiente.


Realizar o descarte correto e a separação de lixos



A conscientização das crianças começa com pequenos gestos e exemplos dos adultos, como não jogar lixo no chão por exemplo. Explicar os motivos pelos quais é importante não jogar lixo na rua e separar os resíduos faz com que a criança tenha entendimento de causa para realizar suas ações.



Incentivar o conhecimento sobre o assunto



A melhor forma de fazer com que a criança se preocupe com o meio ambiente é incentivando-a a explorar o tema e conhecer mais sobre o assunto. Além da experiência prática, o conhecimento teórico ajudará na compreensão completa da situação. O Instituto Água Sustentável criou o projeto Professor Água exatamente com esse intuito de levar educação ambiental para as crianças de forma lúdica e divertida. O professor Água explica questões essenciais, como inundações, secas, qualidade da água, contaminação, proteção do meio ambiente e muito mais. O projeto contém vídeos e livros de atividades, tudo cuidadosamente produzido. Confira os primeiros vídeos!


Economizar recursos


Oriente as crianças a não deixarem as luzes dos cômodos acesas e sempre desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Explique que economizando energia, ela estará poupando o meio ambiente de novas construções de hidroelétricas, que inundam grandes áreas e alteram ecossistemas; de termoelétricas, que emitem gases nocivos ao efeito estufa; e de usinas nucleares, que representam um risco permanente devido ao lixo tóxico que gera.


Economizar água também é importante para evitar escassez. Sugira banhos mais rápidos e o fechamento da torneira para ensaboar e escovar os dentes.


Tenha uma planta ou uma horta em casa



Não deixe de colocar um vaso com planta em casa. Se tiver espaço, cultive uma horta. Compartilhe com as crianças os cuidados com a planta. Isso vai criar um vínculo entre vocês e com o meio ambiente.


Essas pequenas atitudes ajudarão as crianças de hoje a serem os adultos responsáveis de amanhã.


Quer mais dicas de educação ambiental? Nas redes sociais do Instituto você confere muito mais!


Escrito por IAS em 14 Outubro 2020 Postado em Blog.


Fonte: Instituto Água Sustentável - IAS

5 visualizações
bottom of page