Sumário da água

Blog da REBOB

Encontro Anual de Comitês de Bacias do Estado do RJ acontece em Vassouras/RJ do dia 30/11 a 03/12


Com o tema “RIOS EM NOSSAS VIDAS: O DESAFIO DE REGULAR - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) realiza o décimo Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro, o ECOB. Depois de dois anos, o evento retorna ao formato presencial e acontecerá no Centro de Convenções General Sombra em Vassouras/RJ, das 8h às 22h, do dia 30 de novembro a 3 de dezembro. Haverá ainda transmissão simultânea pelo canal do Fórum Fluminense no YouTube, abrindo a participação do público com perguntas e comentários através do chat do canal.


O ECOB é um evento que visa promover a integração entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro e estimular o diálogo e reflexão entre todos os participantes do evento sobre a gestão das águas, servindo também como espaço para divulgação de programas, projetos e planos de ações em andamento.


Nesta edição, o Encontro contará com cerimônia de abertura, mesa de debates, minicursos, visitas técnicas, apresentação de trabalhos técnicos-científicos e realização da Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas.


As inscrições para o ECOB estão abertas, com prazo para participação presencial até o dia 15 de novembro, e


virtual até 30 de novembro. A partir dessa inscrição será gerado o certificado de participação. Para saber mais sobre o evento e realizar a inscrição, basta acessar o site https://www.even3.com.br/x_ecob_rj/ .


Sobre o Fórum Fluminense


O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. São eles: o Comitê de Bacia Baía da Ilha Grande, o Comitê Guandu, o Comitê Médio Paraíba do Sul, o Comitê Piabanha, o Comitê Baía de Guanabara, o Comitê Lagos São João, o Comitê Rio Dois Rios, o Comitê Macaé e das Ostras e o Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.


Criado com a missão de articular a implementação e promover a integração e a gestão das águas nestes Comitês, o Fórum Fluminense visa o fortalecimento dos mesmos como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI. O Fórum também tem a responsabilidade da organização do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas e se fortaleceu a ponto da sua coordenação participar da organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia.


Reunião em Vassouras/RJ marca lançamento do Encontro anual de Comitês de Bacias do Estado


No último dia 18, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) realizou o lançamento oficial do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias do Rio de Janeiro, o ECOB. O evento se deu através de uma reunião que contou com a presença de representantes de instituições como a Prefeitura de Vassouras, Universidade de Vassouras, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Associação Civil Vale Verdejante, Hotel Bliss, Fazenda Karan-Karan e membros dos comitês de bacia do estado do RJ. A reunião teve início às 18 horas no Bliss Hotel Vale do Café em Vassouras/RJ.


Além de apresentar o funcionamento da gestão de recursos hídricos no Estado, foi apresentada uma proposta de pareceria para a realização do ECOB, dando início a um alinhamento de estratégias e articulações com hotéis, pousadas, restaurantes e demais interessados. Segundo o coordenador-geral do FFCBH, José Arimathéa Oliveira, “foi possível perceber pelos presentes a necessidade de engajamento de todos para auxílio na divulgação e apoio à organização, a fim de que se tenha o maior alcance possível e sejam melhores aproveitadas as discussões importantes em que esta edição do ECOB pretende trazer”.


O ECOB deste ano traz o tema “RIOS EM NOSSAS VIDAS: O DESAFIO DE REGULAR - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”. Esta edição retoma o formato presencial após dois anos de pandemia e eventos online. O local escolhido foi o Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras/RJ e, ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, das 8h às 22h. O evento será transmitido ainda no canal do Fórum Fluminense no YouTube. A programação traz mesa de debates, minicursos, visitas técnicas, além de apresentação de trabalhos técnicos-científicos. Ao final haverá a Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas.


As inscrições para o ECOB estão abertas, com prazo para participação presencial até o dia 15 de novembro, e virtual até 30 de novembro. A partir dessa inscrição será gerado o certificado de participação. Para saber mais sobre o evento e realizar a inscrição, basta acessar o site https://www.even3.com.br/x_ecob_rj/ .


Sobre o ECOB


Realizado anualmente pelo Fórum Fluminense, que reúne representantes de nove comitês de bacias e abrange os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, o Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB) oferece palestras, workshops e minicursos que contam com a participação de aproximadamente 300 pessoas a cada ano. Após dois anos sendo realizado remotamente, em 2022 ele volta presencialmente e por transmissão simultânea trazendo palestrantes conceituados e respeitados no setor de recursos hídricos e de meio ambiente para levantar discussões e trazer informações ricas acerca do tema. A transmissão do evento pelo canal do Fórum Fluminense no YouTube, permite uma interação do público por meio de perguntas através do chat do canal.


Fonte: Fórum Fluminense de CBHs


29 visualizações