top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Escolha da representatividade do Comitê Rio Urussanga será feita pelas entidades



Mais uma importante etapa do processo de renovação da composição das organizações membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga acontecerá nesta semana. Após o período de inscrições e a divulgação das listas preliminar e oficial das entidades habilitadas, sendo mais de 40 postulantes aos assentos, o procedimento será concluído em Assembleias Setoriais Públicas (ASPs) que serão realizadas em encontros virtuais nesta quarta-feira, dia 21.

Em horários distintos, os membros irão eleger, a partir de critérios, as organizações, entidades ou órgãos representantes de cada segmento. O processo de escolha iniciará às 9h30min com População da Bacia. Nesta categoria, 18 entidades concorrem a 12 vagas. Depois, às 14 horas, será o momento dos Usuários de Água, dos quais 15 entidades disputam os 12 assentos. Por fim, às 16 horas, ocorrerá a definição para Órgãos da Administração Federal e Estadual. Neste segmento, 9 habilitados competem pelas 6 vagas.


A publicação dos resultados e das atas em plataforma digital, através dos sites oficiais do Comitê, será no dia 24 de outubro. Entre os dias 25 e 27 de outubro, as entidades poderão manifestar recursos sobre as definições. A publicação das entidades habilitadas ocorrerá no dia 28 de outubro, no site: www.aguas.sc.gov.br/comite-urussanga


A posse das organizações-membros eleitas acontecerá em assembleia geral extraordinária do Comitê, no mês de novembro. Com isto, o processo de renovação da composição das organizações membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga resultará na redução de 40 para 30 participantes a partir da gestão entre 2020 e 2023.

A nova composição será de 12 organizações-membros oriundas do segmento Usuários de Água, outras 12 do segmento População da Bacia, por meio dos poderes executivo e legislativo municipais e de organizações civis de recursos hídricos, e 6 organizações-membros do segmento Órgãos da Administração Federal e Estadual atuantes na área de abrangência do Comitê e que estejam relacionados com os recursos hídricos nos dez municípios que compõem o território da bacia do rio Urussanga.


Eliana Maccari - Jornalista MTB JP 04834SC 


Fonte: Comitê da Bacia do Rio Urussanga

7 visualizações
bottom of page