Evento do ProfÁgua se encerra com perspectivas de fortalecimento da pesquisa em gestão das águas
- amandachicattomkt
- há 18 horas
- 2 min de leitura

O7º Seminário Nacional do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) terminou na última sexta-feira, 10 de outubro, em Brasília, coroando uma década de contribuições para a formação de especialistas e gestores públicos dedicados à gestão das águas no Brasil. Durante os três dias de programação, o evento reuniu representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), universidades públicas, pesquisadores(as) e alunos(as) para discutir avanços, desafios e novas estratégias para o futuro do programa.
A última atividade do evento foi o painel com o tema Fortalecimento do ProfÁgua e Relação com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH),que contou com a presença do diretor–geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca; do coordenador-geral do ProfÁgua, do professor doutor Jefferson Nascimento; do representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), João Ricardo Raiser, da vice-presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Maria Cristina Bueno da Silva; e do representante da empresa Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra.
A superintendente adjunta da ANA, Renata Maranhão, moderou o painel e ressaltou a importância das discussões sobre o fortalecimento da pesquisa em gestão de águas e debates sobre disponibilidade hídrica, temas que nortearam o debate. “Acompanhamos de perto tanto os avanços quanto os gargalos desse sistema, que tem se mostrado um exemplo de gestão participativa, descentralizada e integrada das águas — mas que também enfrenta o desafio permanente de renovar suas capacidades institucionais, fortalecer a cooperação entre seus entes e transformar conhecimento técnico em ação efetiva no território. É justamente nesse ponto que o ProfÁgua se torna uma peça essencial do SINGREH [Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos]”, destacou.
Vivyane Graça, coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e do Setor de Saneamento Básico da ANA, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, bem como a todos os participantes. Destacou a importância do ProfÁgua. “É um evento grande e estamos aqui porque muitas pessoas colocaram energia e coração. E nós confiamos e colocamos a mão na massa. Assim é o SINGREH e tudo que funciona em coletividade, assim funciona o ProfÁgua”, pontuou.
Um dos pontos altos do evento foi o momento de fala do coordenador-geral do ProfÁgua, o professor Jefferson Nascimento, que na ocasião comunicou a troca de gestão da coordenação geral do ProfÁgua e homenageou a nova coordenação do programa, que será guiada por duas mulheres. Agora quem assume a coordenação- geral é Liliane Albertin, professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Maria do Carmo Sobral, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que vai assumir como coordenadora adjunta. “São duas mulheres extremamente fortes, seguras, empoderadas que vão melhorar muito a água deste país, se Deus quiser”, finalizou emocionado.
Além dos representantes do ProfÁgua, também deixaram suas palavras de agradecimento Celina Rubiano da Silva, representando o grupo de alunos; Eduardo Galdino, representando os servidores da ANA; e Fábio Martins Ayres, representando os professores do programa.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)